Nutrição e produtividade: importância da alimentação balanceada para o colaborador
O perfil de segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria brasileira tem passado por profundas transformações. Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), como diabetes e acidente vascular cerebral (AVC), são hoje a principal causa de mortalidade e morbidade no país, fazendo com que milhões de trabalhadores faltem ao trabalho ou, mesmo que presentes,desempenhem funções abaixo do seu potencial produtivo.
Muitas empresas já estão alerta para essa realidade e atualmente adotam algum tipo de ação para promoção de saúde. Além disso, as organizações estão atentas à produtividade de seus colaboradores– que pode ser definida como a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou mesmo aumento da quantidade de produtos elaborados sem o acréscimo de mão-de-obra ou de recursos.
“Neste sentido, a alimentação tem um papel fundamental nesse processo. Mas não basta apenas fornecer uma alimentação adequada, é necessário que o trabalhador se apodere de informações e tenha mudança de hábitos e atitudes positivas - ações que só um bom processo educativo pode proporcionar”, informa a nutricionista do Sesi Mato Grosso, Roberta Sanches.
De acordo com ela, as atividades têm como objetivo contribuir para a mudança de comportamento do trabalhador da indústria e seus dependentes no que se refere à alimentação saudável.
“O estado de saúde e a vitalidade da força de trabalho são determinantes para produtividade. Sendo assim, uma nutrição adequada leva em conta questões importantes, como o quê, quando, quanto e como consumir os alimentos? É preciso garantir nutrientes para a perfeita execução das atividades laborais, mantendo ativo o estado de alerta, concentração, energia e disposição do trabalhador”, observa.
Benefícios
Roberta destaca que ao investir em informações e orientações para os funcionários, as empresas melhoraram a qualidade da nutrição e reduz os gastos com saúde por meio da prevenção de doenças crônicas. Além disso, oportunizam e incentivam mudanças positivas nos hábitos alimentares.
“Os benefícios vão ainda além, tais práticas agregam valores aos eventos realizados pelas empresas, podem prevenir e controlar a obesidade e outras doenças diretamente relacionadas à alimentação. As ações podem e devem ser realizadas na própria empresa, beneficiando o trabalhador da indústria e seus dependentes, conciliando o turno de trabalho com as atividades, em horários flexíveis”.
Importância das ações orientadas por profissional
Para a implantação das ações no ambiente de trabalho a dica é ampliar atividades que repercutam positivamente sobre os determinantes da saúde e nutrição. Para isso, é necessário seguir orientação profissional adequada e o nutricionista é o profissional que possui o conhecimento para nortear sobre a importância da ingestão apropriada de nutrientes.
“Ele é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Porque uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável”.
Promoção da Saúde
Mas quais as atividades que podem ser desenvolvidas nas empresas? Roberta destaca que o Sesi Mato Grosso possui uma série de ações, sob orientação dos profissionais, como:
- Café da manhã com Nutricionista/ Lanche Saudável (Fit Break)
Nesta ação, o objetivo é orientar e incentivar os trabalhadores a adotarem o hábito de tomar um café da manhã completo e balanceado.
- Orientação Nutricional
Orientação individualizada a partir da avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal).
- Degustação Saudável
Oferecer informações sobre alimentação saudável por meio da degustação de uma receita saudável a escolha da nutricionista responsável de acordo com as necessidades do perfil da empresa.
- Atendimento clínico nutricional
Tratamento dietoterápico aos trabalhadores por meio de consultas individualizadas. Duração do acompanhamento de 3 a 6 meses.
Assessoria e Consultoria em Nutrição
Também é possível que as organizações desenvolvam atividades de planejamento, implantação e avaliação de programas e serviços na área e oferecer soluções para determinadas situações nas cozinhas das empresas.
- Controle de Qualidade (Higiênico Sanitária) e Gestão
- Diagnóstico da situação Atual
- Elaboração e implantação de Manual de Boas Práticas
- Elaboração e implantação de POP´s (Procedimentos Operacionais Padronizados)
- Treinamentos teóricos e/ ou práticos para manipuladores de alimentos
- Sugestões para melhorias estruturais, dimensionamento de equipamentos e utensílios
- Elaboração de fichas técnicas
- Sugestões para melhorias estruturais
- Sugestões de utensílios
- Sugestões de receitas
- Elaboração de impressos e materiais (check list, planilha de controle de temperatura, pop´s, etc.)
- Controle de recurso - estoque de gêneros alimentícios
Educação Continuada
Palestras sobre alimentação saudável com duração de 1 hora.
Temas: Alimentação Saudável, Obesidade, Saúde do Coração, Alimentação fora do lar, Atitudes para mudança de hábito.
Cursos
- Planejamento de Cardápio - Oportunizar ao trabalhador e sua família, os conhecimentos necessários para a elaboração de cardápio mensal equilibrado nutricionalmente, assim como a lista de compras para a sua confecção.
- Doenças Crônicas Não-Transmissíveis - Curso teórico-prático, totalizando 4 horas para cada patologia a escolha: diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol.
- Educação Alimentar - Alimentação e Nutrição
- Aproveitamento Integral de Alimentos
- Alimentação Saudável
O gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir de Souza Junior, destaca que a instituição está sempre à disposição das empresas para discutir e incentivar ações que supram as demandas e características de cada um dos setores.
“O conceito central é que investir em promoção da saúde e da qualidade de vida tem sido uma decisão que traz muitos benefícios para os trabalhadores, para as empresas e para a sociedade. A conscientização de todos é a chave para o equilíbrio no processo”, finaliza.
Para conhecer o programa completo do Sesi MT clique aqui.