População de Aripuanã inicia cursos profissionalizantes - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

População de Aripuanã inicia cursos profissionalizantes

09/10/2020 - 14h17

As aulas dos Cursos de Qualificação Profissional oferecidas pela Nexa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em Aripuanã iniciaram nesta semana. O curso é de curta duração (160 horas). Ainda há vagas disponíveis para Pintor de Obras Imobiliárias, no período noturno, cujas aulas estão programadas para o dia 19. As aulas são realizadas no Centro de Formação Profissional, no antigo prédio da Escola Elídio, que foi reformado pela empresa e o Senai MT, no início do ano.

Luiz Américo de Oliveira Abrão é um dos alunos do curso de soldador, no período vespertino. Ele conta que foi estimulado devido à alta demanda de oportunidades na região. Ele detalha as oficinas de montagem industrial, estruturas metálicas, além do crescimento impulsionado pelas usinas hidrelétricas. “É uma oportunidade ímpar de qualificação da mão de obra em Aripuanã, além de outras pessoas que estão vindo de outras cidades. Não tenho dúvidas de que o aluno qualificado será um diferencial no mercado de trabalho”.

O gerente do Senai MT em Aripuanã, Leocir Junior, ressalta que o aluno contará com a expertise dos instrutores capacitados, cuja abordagem é focada na parte prática. Segundo ele, o profissional será capaz de desempenhar as atividades exigidas pelo mercado. “É alta a demanda por profissionais tanto da soldagem quanto da pintura. Os alunos poderão ingressar nas variadas indústrias da região, até mesmo as tradicionais como a alimentícia e madeireira. Outra opção é o profissional autônomo que, cada vez mais, tem conquistado espaço no município de Aripuanã”.

Silvia Regina Ferreira, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Projeto Aripuanã, observa que o curso é gratuito e aberto a todos da comunidade. “A curta duração permite às aulas irem direto ao ponto e ensinarem as habilidades necessárias para realizar as funções, contribuindo com uma preparação mais direta para o mercado de trabalho”, avalia.

No total são oferecidas 69 vagas que distribuídas nas seguintes turmas: Soldador no processo Eletrodo Revestido, no período vespertino e noturno; Pintor de Obras Imobiliárias, somente no período noturno. Os alunos terão aulas práticas e teóricas, oferecidas no período vespertino (13h às 17h) e outra no noturno (18h às 22h).

Vagas abertas – Os interessados pelo curso de Pintor de Obras Imobiliárias devem comparecer na Secretaria do Senai em Aripuanã, localizada na Escola Estadual Elídio Murcelli Filho. No momento da inscrição, o interessado deve apresentar os documentos pessoais RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. Os candidatos precisam ter o Ensino Fundamental ou ser alfabetizado, além disso, possuir idade mínima de 18 anos. Caso a pessoa não possua o comprovante de escolaridade, no ato da inscrição, o candidato poderá assinar declaração oferecida pelo Senai MT.

Por: Assessoria Nexa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555