Dia Mundial da Alimentação: nutricionista destaca importância de manter dieta saudável - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Dia Mundial da Alimentação: nutricionista destaca importância de manter dieta saudável

16/10/2020 - 08h53

Nesta sexta-feira (16 de outubro), cerca de 150 países no mundo celebram o Dia Mundial da Alimentação. A data é lembrada como forma de informar e conscientizar quanto às questões relacionadas à nutrição e à alimentação. E, nesta ocasião, nada melhor do que ressaltar o poder que bons hábitos alimentares geram em nossas vidas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), uma combinação de dietas pouco saudáveis e estilos de vida sedentários provocou um aumento das taxas de obesidade, não só nos países desenvolvidos, mas também nos países menos desenvolvidos.

Segundo a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Roberta Sanches, a nutrição é considerada um aspecto importante na vida dos indivíduos, uma vez que bons hábitos alimentares, com quantidades ideais na ingestão de alimentos podem significar corpo e mente saudável. Desta forma, a dieta é considerada uma grande aliada para a prevenção e controle de várias doenças.

Vale incluir mais verduras, frutas e grãos na alimentação diária, diminuir o consumo de açúcar, sal e temperos processados, além de trocar carboidratos comuns (arroz branco) pelos integrais e optar por gorduras não saturadas (abacate, amendoim), ao invés das saturadas.

Ela lembra que a campanha mundial visa uma alimentação mais diversificada e nutritiva através de uma mudança em cada indivíduo e também de políticas públicas que fomentem essa transformação social.

Roberta chama a atenção para os alimentos termogênicos – que são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão.

“Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias”, explica a nutricionista, ressaltando que “quando os alimentos possuem condimentos, esse efeito é prolongado ainda mais, fazendo com que mais calorias sejam queimadas”.

Já as refeições com adição de pimenta e mostarda aumentam a taxa metabólica significativamente. O frio e a cafeína também estimulam o efeito térmico do alimento.

Benefícios

A alimentação saudável tem sua importância por proporcionar uma série de benefícios.

Roberta menciona a melhoria do sistema imunológico, maior capacidade de concentração, mais disposição para as atividades diárias, prevenção de doenças, auxilia o sono e combate a depressão e o estresse. “A falta de uma alimentação saudável está relacionada com a desnutrição e transtornos alimentares, por exemplo”.

Para alcançar todos os benefícios, a pessoa deve ainda adotar alguns hábitos, como evitar o consumo de óleos vegetais e manteigas, consumir menos sal e açúcar, beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, evitar alimentos com conservantes, procurar uma alimentação variada e colorida e comer entre 3 a 5 porções de frutas por dia.

“A alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Realizada de modo saudável e aliada com exercícios físicos, ela contribui para a qualidade de vida. São muitos os motivos para embarcar nessa onda saudável! E, a melhor parte, é que você fica muito mais feliz com essa nova rotina de autocuidado”, frisa.

Confira outras dicas:

- Consuma o espinafre refogado, em omeletes e no arroz;

- Atenção a quem tem problemas digestivos – má digestão, deve evitar os alimentos muito gelados, assim consuma água fria;

- Use as castanhas da região – baru, castanha do Brasil, castanha de caju e as sementes como chia e linhaça;

- Use as pimentas naturais, evite molhos prontos;

- Use o farelo de aveia, em iogurte natural, com frutas ou mingau;

- Consuma muitas frutas, verduras e legumes frescos;

- Na dieta diária, coma uma mistura de alimentos básicos como trigo, milho, arroz e batatas com legumes como lentilhas e feijões;

- Consuma alimentos de fontes animais, como carne, peixe, ovos e leite;

- Escolha de alimentos integrais, como milho, aveia, trigo e arroz. Eles são ricos em fibras valiosas e podem ajudar a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo.

Receita de nutri

Pizza de talos de espinafre e sardinha

Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sobremesa) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de óleo

½ tablete de fermento biológico

¼ xícara (chá) de água morna

Molho de Tomate

1 colher (sopa) de massa de tomate

Sal à gosto

Orégano à gosto

Recheio

6 xícaras (chá) de talos de espinafre

Água

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de óleo

1 lata de sardinha

½ copo de requeijão

½ unidade de tomate fatiado

10 unidades de azeitona

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sobremesa) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de óleo

½ tablete de fermento biológico

¼ xícara (chá) de água morna

Modo de Preparo

Massa

Coloque em uma tigela, a farinha, o sal, o açúcar e o óleo. Dissolva o fermento em água morna e, aos poucos, misture a água na farinha. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Caso seja preciso para atingir o ponto ideal, acrescente mais água morna ou farinha de trigo. Desgrudando das mãos, sove a massa por cerca de 5 minutos, até ficar bastante macia. Cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora.

Molho

Misture a massa de tomate com o sal e o orégano. Reserve.

Abra a massa com um rolo, na espessura desejada, coloque em forma untada enfarinhada, espalhe o molho e leve para assar em forno pré-aquecido.

Recheio

Para o recheio, lave e pique os talos de espinafre. Afervente-os até que fiquem “al dente”. Retire-os e deixe escorrer bem. À parte, refogue o alho no óleo e, depois, acrescente os talos de espinafre. Reserve. Por último, limpe a sardinha, deixando-a sem escamas e espinha, pique e reserve.

Monte a pizza, espalhando pela massa pré-assada os talos de espinafre, a sardinha e o requeijão.

Decore com as rodelas de tomates e as azeitonas assando em seguida.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555