Em live, candidatos ao Senado apresentam suas propostas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Em live, candidatos ao Senado apresentam suas propostas

27/10/2020 - 19h08
Candidatos apresentam suas propostas em live da Fiemt

Com duração de 40 minutos, cinco candidatos ao Senado Federal participaram individualmente, nesta terça-feira (27/10), de um bate-papo online com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

A primeira live foi com o candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Valdir Barranco, que defendeu o ensino técnico e os cursos profissionalizantes oferecidos por instituições como o Senai. “Mato Grosso é um estado onde a industrialização ainda não chegou. Isso precisa mudar, precisamos criar condições para o estado ter indústria e gerar emprego. Para isso, a formação profissionalizante é importante para dar oportunidades e melhorar as condições de vida dos mais pobres”. Se eleito senador, Barranco garantiu que será um parceiro da indústria e da educação profissionalizante.

Logo após foi a vez do candidato do Partido Social Cristão (PSC), Reinaldo Morais, apresentar suas propostas. Industrial há mais de 20 anos, Reinaldo acredita que Mato Grosso não irá avançar sem industrialização. “Com mais indústrias, vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dar a chance do primeiro emprego, pais de famílias poderão se recolocar no mercado de trabalho com melhores salários”. E para atrair mais investimentos para o estado, o candidato defende a diminuição de custos em logística e tributos, por exemplo, para tornar as indústrias mato-grossenses mais competitivas”.

Numa sequência escolhida conforme a agenda de cada candidato, o terceiro a falar foi Euclides Ribeiro do partido Avante. Ele é um defensor do empreendedorismo e contra o atual sistema financeiro que, segundo ele, causa o endividamento do brasileiro. “Caso eleito, pretendo criar novas leis para ajudar o cidadão e empresas a eliminarem sus dívidas, melhorar a distribuição de renda, pois há um abismo imenso entre ricos e pobres no país”.

O penúltimo a participar da live foi o candidato do partido Novo, Feliciano Azuaga. Ele acredita que o país precisa de uma reforma política para, então, fazer as grandes reformas como a administrativa e a tributária. “Pessoas comuns, como empreendedores, empresários, profissionais liberais precisam disputar as eleições, pois só assim vamos conseguir mudar essa velha política que existe. Para Azuaga, somente com essas mudanças vamos realmente inovar “Não adianta trazer indústria para Mato Grosso se não temos o básico, como energia, logística e mão de obra qualificada”.

O deputado federal José Medeiros do Podemos encerrou a sequência de entrevistas online desta terça-feira. Ex-senador da República, ele fez um balanço das suas principais ações já realizadas no Congresso Nacional em defesa do estado e apresentou suas propostas para o Senado, dentre elas melhorar o ambiente de negócios. “É preciso muita resiliência para empreender no Brasil, pois o empresário paga um salário para o empregado e outro para o governo. E o desafio agora é diminuir os impostos e não aumentar ainda mais”.  

Para o presidente Gustavo de Oliveira, a Fiemt está abrindo espaço igual para todos candidatos apresentarem suas propostas. “São vários candidatos e cada um está tendo a oportunidade de falar e os eleitores a chance de conhecê-los e decidir seu voto. E espero que a gente consiga mostrar, ao longo desses encontros, os compromissos de cada um”.

Desde segunda-feira (26/10), a instituição está ouvindo os candidatos em encontros presenciais e online. A última rodada do bate-papo será nesta quarta-feira (28/10), quando a Fiemt vai receber o candidato Pedro Taques (SD), às 14h, em encontro presencial e, às 16h, o candidato Nilson Leitão (PSDB) encerra o evento. Todos os encontros estão sendo transmitidos pelas redes sociais da Fiemt. Para assistir, basta clicar aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555