Saúde e Segurança do Trabalho e Indústria 4.0 são debatidos em evento gratuito
Ferramenta para inovar na área de Saúde e Segurança do Trabalho ou Promoção da Saúde e Indústria 4.0 serão debatidos durante o evento Os benefícios do Sesi Go Lab para as Indústrias de Mato Grosso. Realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, a programação ocorre na próxima quinta-feira (26), às 19h, com transmissão gratuita e online pelo canal oficial da instituição no YouTube (Clique Aqui).
A metodologia Sesi Go Lab será apresentada pelo coordenador técnico de Planejamento e Inovação em Saúde e Segurança na Indústria do Sesi Nacional, Thiago Yhudi Taho.
O projeto foi desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesi, que capacitou equipes dos departamentos regionais para serem facilitadores da metodologia junto às empresas. O Sesi MT é um dos participantes.
O evento conta ainda com a palestra Indústria 4.0: A Indústria do presente, proferida pelo coordenador de Tecnologia do Senai MT, Bruno Cavalcante.
A mediação fica a cargo do gerente de Tecnologia, Inovação, Saúde e Segurança do Sesi Senai MT, Valdir de Souza Junior. De acordo com ele, o objetivo é apresentar a metodologia e os possíveis resultados esperados para as indústrias de Mato Grosso. Além disso, discutir também sobre os desafios, tendências e oportunidades ao redor do tema Indústria.
“Uma oportunidade de falarmos sobre como as tecnologias e inovações estão mudando as indústrias e contribuindo para a melhoria dos aspectos da Saúde e Segurança dos trabalhadores”, finaliza.
Metodologia
O Sesi GoLab é uma metodologia baseada no Design Sprint e foi adaptada especialmente para o Sesi, sendo aplicada em apenas três dias. O objetivo é entender, idear, decidir, detalhar e prototipar uma solução neste espaço de tempo. O principal diferencial é que, em três dias, é possível aplicar soluções com resultados que podem ser atingidos em três ou quatro meses.
Os participantes são estimulados a desconstruir o problema a ser solucionado e encontrar a solução de uma maneira criativa e inovadora. No formato proposto, participam da ação os colaboradores indicados pela empresa, enquanto os analistas e técnicos do Sesi atuam como facilitadores do processo.
“Ela visa estimular a criatividade, o trabalho colaborativo e a imersão no tema a ser solucionado pela empresa, finalizando a consultoria com um protótipo a ser testado”, explica Valdir.