Cervejaria Ambev Cuiabá busca soluções para indústria 4.0 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Cervejaria Ambev Cuiabá busca soluções para indústria 4.0

02/12/2020 - 10h27

Encontrar soluções que contribuem para o aumento da competitividade e inserção na era 4.0. Esse foi objetivo central que conduziu representantes da Cervejaria Ambev Cuiabá em um tour guiado pelo Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (02/12), em Cuiabá.

O tour percorreu laboratórios e espaço de inovação e statups, além de apresentar os diferenciais em equipamentos e a qualidade técnica dos consultores. Para o gerente de engenharia da Cervejaria AMBEV, Maycon Wender, a visita guiada contribuiu para ampliar oportunidades de tornar a indústria mais tecnológica.

“Com essa experiência, podemos verificar os diferencias que o Instituto tem, os laboratórios, conhecer as pessoas e visualizar o que ele pode proporcionar de oportunidades e competitividade explorando a indústria 4.0”, disse Wender.

O Instituto Senai de Tecnologia disponibiliza ao setor produtivo mato-grossense modernos laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Físico-química, Cerâmica, Construção Civil e Normas e Desempenho. O Instituto atua, também, com diversas consultorias como Processos Produtivos Industriais (Lean), Boas Práticas de Fabricação, Normas e Legislação Industrial, Meio Ambiente Industrial, Utilidades Industriais, Eficiência e Soluções Energéticas, Controle de Qualidade Laboratorial e Industrial.

Na visita, eles também conheceram o Tech Hub, que traz um conceito inovador de ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O espaço conecta vários atores do ecossistema de inovação do estado de Mato Grosso como empresas âncoras, parcerias, startups, empreendedores individuais e entes da comunidade interessados em inovar.

‘O que mais me chamou atenção foi o apoio junto às startups na indústria 4.0 e o que pode ser oferecido para implantar tecnologias no chão de fábrica da cervejaria, além da estrutura laboratorial, que vem mostrando robustez e que vai nos ajudar muito com as amostras”, destacou o gerente de engenharia. 

Sesi e Senai

Na oportunidade, foram apresentados os serviços, produtos e soluções ofertadas tanto pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). As oportunidades apresentadas visam contribuir com a transferência de tecnologia, aumento da produtividade com a finalidade de tornar a cervejaria mais competitiva.

De acordo com o gerente Wender, a visita guiada e a apresentação das área de atuação do Sesi e Senai MT foi importante para fortalecer. “Agora temos mais conhecimento e compreendemos ainda mais todo o suporte que temos do Sesi e Senai aqui em Mato Grosso”, afirmou.

Para a diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, a ação contribui para aproximar a indústria das instituições. “Estamos aqui pelo aumento da competitividade industrial. Toda a infraestrutura e tecnologia aqui existentes foram pensadas para solucionar problemas que impedem o crescimento das empresas”, disse Lélia.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555