Fórum Agro e Fiemt entregam documento sobre Zoneamento ao governador - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fórum Agro e Fiemt entregam documento sobre Zoneamento ao governador

16/04/2021 - 15h44
Setor produtivo pede correção das falhas do atual projeto de Zoneamento
Socioeconômico e Ecológico (ZSEE-MT). Foto Eduardo Cardoso/Fiemt

Representantes do Fórum Agro MT (Famato, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat) juntamente com a Fiemt, Cipem e Aprosoja se reuniram ontem (15.04), com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), para tratar sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE-MT). No encontro, as entidades do setor produtivo entregaram ao governador o documento que aponta os impactos que serão causados, caso a proposta seja aprovada.

Mendes recebeu prontamente as sugestões dos segmentos, que inclui ainda o pedido das entidades para que o governo do Estado ingresse como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Ferrogrão e na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), referente à inexistência de uma lei específica para o bioma do Pantanal. Nesta ADO houve o pedido liminar para que se aplique a lei da Mata Atlântica no Pantanal enquanto não houver lei específica, ao que o setor é contrário por serem biomas completamente diferentes. A ação serve para que o governo subsidie a corte com informações do Estado sobre o tema.

A proposta do ZSEE segue na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), pasta responsável pela condução do trabalho. Ainda segundo o governador, o prazo para consulta pública deverá ser estendido nos próximos dias.

Na pauta da reunião foram tratados ainda assuntos relacionados ao combate à Covid-19, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), e conectividade.

Participaram da reunião o presidente do Fórum Agro, Itamar Canossa, o vice-presidente da Acrismat, Raulino Machado, o presidente em exercício da Famato, Marcos da Rosa, o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, vice-presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber e o presidente do Cipem, Rafael Mason.

Fonte: Fórum Agro MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555