Empresários são homenageados com Medalha do Mérito Industrial
O deputado Carlos Avallone (PSDB) entregou, nesta sexta-feira (28), medalhas do Mérito Industrial a dois representantes do segmento. Considerando a relevância das contribuições que ao longo das últimas décadas estes profissionais vêm dando ao desenvolvimento de Mato Grosso, o deputado propôs e o plenário da Assembleia Legislativa aprovou a concessão das honrarias.
A Medalha do Mérito Industrial foi instituída pelo Poder Legislativo através da resolução número 6.314, de 2019, a partir de uma proposta de Avallone, com o objetivo de homenagear personalidades que merecem o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao setor industrial.
Avallone lembrou que hoje a indústria é uma atividade propulsora do desenvolvimento sócio-econômico do estado, gerando arrecadação para o estado e emprego e renda para milhares de pessoas.
Este ano, como parte das comemorações do Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, foram homenageados a senhora Ulana Maria Bruehmueller Borges e o senhor Edgar Teodoro Borges. Ulana é catarinense de Jaraguá do Sul, casada, mãe, avó e mato-grossense de coração. Graduou-se em serviço social, pela Fucmat/MS, em Gestão Comercial pela Unic/MT com pós- graduação em Gestão de Negócios pela FEA/USP.
Teve expressiva atuação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde trabalhou no Sesi como assistente social e gerente do Centro Assistencial de Campo Grande.
Mas foi como gestora da maior exportadora de bebidas de Mato Grosso, a Refrigerantes Marajá, que Ulana fez história. Foi gerente da unidade de Rondonópolis, gerente comercial da região metropolitana de Várzea Grande e diretora de marketing. Também coordenou as gerências comerciais da Capital e do interior, promovendo a expansão para municípios vizinhos.
Quando a empresa foi transformada em sociedade anônima, assumiu a diretoria executiva. Atualmente dirige as atividades da Refrigerantes Marajá, com sede em Várzea Grande, da Água Mineral Brunado Mineração com sede no distrito de Celma, em Jaciara e a Disbenorte, um centro de distribuição com sede em Sinop.
A Refrigerantes Marajá é uma indústria regional que orgulha Mato Grosso, sendo pioneira na fabricação e distribuição de refrigerantes, sucos e bebidas de frutas, atuando aqui, em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas e exportando para países como a Bolívia e Paraguai.
Mostrando seu compromisso com a comunidade em que se insere, em 2004 a empresa inaugurou o primeiro Centro de Inclusão Digital de Mato Grosso em parceria com a secretaria de Trabalho, Ong Sara Nossa Terra e Banco do Brasil, para promover a inclusão digital de moradores dos bairros vizinhos à sua matriz. A empresa também desenvolve programas ambientais e estimula o esporte, além de realizar anualmente um grande mutirão de prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura.
Ulana Maria Bruehmueller Borges também tem atuação como dirigente da Fiemt, onde ocupa atualmente a segunda diretoria financeira da entidade. Atuou também como vice-presidente e presidente do Conselho de Responsabilidade Social da federação.
Construção Civil - Já o empresário Edgar Teodoro Borges nasceu na cidade de Alto Garças (MT). É graduado em Economia e Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi sócio diretor da empresa
Agrimat Engenharia e é sócio diretor das empresas Construtora Agricon, Construtora Agrienge, PCT Participações e Guarita Empreendimentos Imobiliários.
Atua há 44 anos como empresário no setor da construção pesada, com vasta experiência em administração, gerência comercial e diretoria de operações. É também empresário pecuarista do agronegócio. Edgar Teodoro Borges é representante ativo do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Mato Grosso (Sincop MT) desde a gestão de 1998, tendo sido eleito presidente por duas gestões consecutivas de 2001 a 2007 e vice-presidente nas demais gestões.
Com posição de destaque no sistema ‘S’, Edgar foi Conselheiro Representante das Atividades Industriais no Conselho Regional do Senai MT e é vice-presidente da Fiemt desde a gestão de 2007 até os dias atuais.
Em 2019, representou a indústria mato-grossense na entidade nacional do segmento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Edgar atuou como conselheiro representante da Fiemt no Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança da CNI. Também atuou como delegado representante da Confederação Nacional da Indústria na gestão de 2012/2015.
“Temos aqui dois representantes legítimos da pujança da indústria mato-grossense, que orgulham Mato Grosso por suas qualidades pessoais, pela reconhecida capacidade profissional e dedicação à representação da indústria regional”, disse Avallone na entrega das medalhas.
O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, em nome dos industriais de Mato Grosso, destacou que a homenagem do parlamento estadual, instituição que representa a população mato-grossense, é uma grande honra para o setor.
“É um reconhecimento do povo de Mato Grosso a todos os industriais que, diariamente, trabalham para acrescentar números ao nosso PIB e também ao desenvolvimento social do nosso estado”, finaliza o presidente.
Texto: Eduardo Ricci/ALMT