Sesi e prefeitura de Cuiabá inauguram polo de vacinação para trabalhadores da indústria
Resultado da parceria entre Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e prefeitura, o novo polo de vacinação contra a Covid-19 foi aberto na capital, na quinta-feira (8). A estrutura, montada no Senai Distrito Industrial, tem capacidade para atender até 600 pessoas por dia e será destinado para os profissionais da indústria, um dos grupos prioritários, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Ao todo, serão imunizados no município cerca de 19 mil industriários - que podem optar ainda por receber a imunização nos outros cinco polos: Senai Cuiabá, Sesi Papa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
Aos 39 anos, o técnico de produção de energia, Cleyton Souza, foi o primeiro a ser vacinado. Ansioso pela imunização, lembrou que a categoria da indústria não parou de trabalhar durante a pandemia para garantir insumos e alimentos à população. “Cheguei 7 horas da manhã. Moro aqui perto e quis chegar mais cedo para ser vacinado. Eu estava esperando este momento faz tempo e a Federação das Indústrias lutou por nós e, agora, estamos sendo vacinados. A estrutura está ótima e facilitou bastante, porque tem muitas indústrias por aqui”.
O presidente do Sistema Fiemt e diretor do Sesi Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, ressaltou que é muito importante que todos se vacinem, quando chegar a sua vez e que, finalmente, chegou a hora desse púbico prioritário receber o imunizante. “A ideia de abrir o polo no Distrito Industrial foi para que não sobrecarregássemos os outros que já existem e que continuam tendo um grande fluxo de pessoas. Nós esperamos continuar com esta parceria com a prefeitura até que todos os trabalhadores da indústria estejam imunizados e que a gente possa, em breve, comemorar a vacinação de toda a população”.
Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, a instalação do posto de vacinação foi pensada para facilitar a imunização dos trabalhadores que atuam em indústrias na região. “Esse é mais um compromisso da prefeitura, de seriedade, de levar ao profissional a comodidade em poder ser vacinado e, tão logo, a gente receba a vacina vamos conseguir distribuir o mais rápido possível”, enfatizou, destacando que a parceria com o Sistema Fiemt tem contribuído para a agilidade do processo.
A superintendente do Sesi MT e diretora do Senai MT, Lélia Brun, ressaltou que as instituições, desde o início da pandemia, não têm medido esforços para combater a Covid-19, junto à indústria, pode público e comunidade. “Nosso propósito é unir forças e oferecer as nossas estruturas para apoiar, seja prefeitura, seja instituições, na luta contra o novo coranavírus. Hoje, estamos aqui para mais esta ação, que beneficia os trabalhadores da indústria – já que a missão principal do Sesi é promover a qualidade de vida desses profissionais e, consequentemente, a produtividade da indústria”.
Pré-cadastro
O pré-cadastro dos trabalhadores da indústria foi liberado no site https://cadastro.vacinacuiaba.com.br/ há pouco mais de uma semana. Aqueles que já fizeram essa etapa do processo, devem estar atentos ao site e consultar o cadastro para verificar o agendamento. Quem ainda não se cadastrou, precisa acessar o site, clicar em pré-cadastro, preencher todos os campos obrigatórios e enviar o cadastro. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
Ao ser agendado, o trabalhador da indústria deverá levar o QR Code impresso assinado e carimbado pela chefia imediata, cópia da carteira de trabalho ou holerite comprovando o vínculo com a empresa, documento oficial com foto e deve estar com o cartão SUS atualizado. Para este público será levado em conta o local de trabalho, ou seja, serão vacinados os trabalhadores de indústrias localizadas em Cuiabá.