Sesi Mato Grosso alerta sobre a importância da vacinação contra Covid-19 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sesi Mato Grosso alerta sobre a importância da vacinação contra Covid-19

14/07/2021 - 08h26
Vacinação é etapa fundamental na luta contra
a Covid-19.
Foto: Viviane Saggin

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) alerta para a importância da vacinação como forma de frear a disseminação do vírus e de promover um ambiente laboral cada vez mais seguro. Com ponto fixo para imunização dos industriários, montado na unidade do Senai Distrito Industrial, em Cuiabá, e apoiando as administrações municipais em todo o estado, a instituição reforça o pedido para que as indústrias incentivem seus trabalhadores a tomar a vacina.

De acordo com o médico do Trabalho do Sesi MT, Ediney Espínola da Costa, a vacinação é uma etapa fundamental na luta contra a Covid-19, sendo a principal estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus. “Apesar desta relevância, a vacina ainda desperta dúvidas em muitas pessoas. Os questionamentos envolvem pontos como a importância da vacinação para evitar a doença e a segurança dos imunizantes disponíveis”.

Ele destaca que a vacina protege individualmente, reduzindo o risco de desenvolver doença mais grave e morte, funcionando como qualquer vacina que já estamos acostumados. Além da questão individual, também é importante a proteção coletiva, conhecida como a ‘proteção de rebanho’, que torna a vacinação ainda mais importante. À medida que as pessoas começam a ser vacinadas, há redução de infecções e de indivíduos transmitindo para outros, com isso, a tendência é a diminuição da circulação do vírus aos poucos e o controle da pandemia.

Recentes pesquisas já demonstram queda na internação e nos óbitos por SARS-CoV-2 de pacientes idosos, após quase seis meses do início da vacinação no Brasil. “Os resultados do estudo realizado na cidade de Serrana (SP), por exemplo, que imunizou toda a população adulta do município, com a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, apontam que os casos sintomáticos de Covid-19 caíram 80%, as internações, 86%, e as mortes, em 95%, após a segunda vacinação do último grupo”.

Os resultados também mostraram que a vacinação protege tanto os adultos que receberam as duas doses do imunizante, quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos que não foram vacinados.

Segurança comprovada

Sesi apoia a estratégia de imunização em todos os
municípios. Foto: Viviane Saggin

Para Espínola, devemos nos apoiar em resultados coletivos de uma vacinação em massa, que são positivos no caso dos imunizantes aplicados no Brasil, até o momento. “Nós temos que tomar a vacina que está disponível. Efeitos colaterais também não devem ser levados em conta, salvo contra indicações, pois reações graves são raríssimas e variáveis em cada indivíduo”.

As vacinas aplicadas no Brasil possuem altos níveis de eficácia e fornecem alta proteção, principalmente quando usadas em grande porção da população, e previnem igualmente casos graves e mortes pela doença. Todas passaram por testes que comprovam sua segurança e eficácia contra o novo coronavírus, e sua aplicação é autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). "Deixar de se vacinar contra a Covid-19 em função do fabricante é colocar a própria vida em risco".

Além de reforçar a necessidade da população se vacinar, o médico frisa que todas as recomendações dos protocolos de biossegurança devem continuar sendo respeitadas. A higienização de objetos, o não compartilhamento de utensílios e ferramentas, distanciamento social, uso da máscara e do álcool 70% precisam continuar sendo utilizados, pois ajuda a prevenir e diminuir a transmissão do vírus. “Até que a maioria da população seja vacinada, essas medidas devem ser seguidas com rigor para que a transmissão do vírus seja diminuída”, argumenta.

Para a superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, a cultura de saúde se fortaleceu nas empresas com a pandemia. E o Sesi, como parte do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), não tem medido esforços para apoiá-las. “A indústria mato-grossense está muito empenhada no combate ao coronavírus, adequando ambientes, testando colaboradores, fazendo as adaptações necessárias, implementando programas. E, neste momento, estamos reforçando a importância de incentivar todos os trabalhadores a se vacinarem, já que sabemos que é o principal caminho para equilibrarmos a situação da pandemia”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555