Ferrovia da Indústria | Ferrovia estadual vai aumentar competitividade da indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Ferrovia da Indústria | Ferrovia estadual vai aumentar competitividade da indústria

23/07/2021 - 14h47
Nova ferrovia vai aumentar a competitividade da indústria
de Mato Grosso: Foto: Bússola/Divulgação

O anúncio da construção da primeira ferrovia estadual do país, feito na segunda-feira (19/07), durante cerimônia realizada pelo Governo de Mato Grosso começa a colocar fim em uma espera que já dura mais de seis décadas. Na ocasião, foi lançado o edital de chamamento público para o início das obras que deverão ser concluídas até 2028.

Porém, para sair do papel, o projeto necessita de aporte financeiro privado de R$ 12 bilhões. Empresas interessadas têm até 45 dias para apresentar propostas. A nova linha férrea irá interligar Rondonópolis a Cuiabá e, em seguida, a capital mato-grossense a Lucas do Rio Verde, no médio norte o estado.

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), o cronograma prevê o início da obra sei meses após emissão da licença ambiental de instalação (LI). No segundo semestre de 2025 deve ser concluído o trecho ferroviário até Cuiabá. O segundo ramal ferroviário até Lucas do Rio Verde será concluído no segundo semestre de 2028. A empresa vencedora terá prazo de 45 anos para operacionalização da ferrovia.

Durante a solenidade, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, destacou que a ferrovia destrava o setor logístico estadual e beneficia todos os setores produtivos do estado.

“A chegada desta ferrovia representa um imenso salto de competitividade, não só no envio dos nossos produtos acabados, mas também com a redução do custo logístico nas compras de insumos industriais e matérias primas. Então, essa é a ferrovia da indústria: porque através dela que a indústria vai produzir de maneira mais competitiva e de maneira muito mais eficiente no estado” frisou Gustavo de Oliveira. Assista:

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555