Mulher na Confecção: parceria entre Fatec Senai e OIT beneficia mais de 200 empreendedoras - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Mulher na Confecção: parceria entre Fatec Senai e OIT beneficia mais de 200 empreendedoras

19/08/2021 - 16h35
Durante essa edição, mais de 100 mulheres tiveram
acesso ao curso gratuito de costura industrial

O projeto Mulher na Confecção beneficiou cerca de 200 empreendedoras na área de confecção e vestuário, ao longo de 2021. A iniciativa, resultado da parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Faculdade de Tecnologia Senai em Mato Grosso (Fatec Senai MT), proporcionou qualificação e capacitação em gestão empresarial, mentoria e captação de crédito para negócio.

Durante essa edição, mais de 100 mulheres tiveram acesso ao curso focalizado numa jornada técnico-empreendedora de costura industrial de forma totalmente gratuita, 40 participaram da masterclass de captação de dinheiro para negócios e 40 receberam mentorias individualizadas.

Para a empreendedora Janin Nascimento, que é costureira de tapeçaria e participou de todas as ações, a iniciativa da OIT e Fatec possibilitou mais conhecimento acerca de técnicas de vendas de seus produtos, já que utiliza redes sociais e plataformas de vendas on-line.Atuando no mercado há quase dois anos, ela afirma que projetos como o Mulher na Confecção empoderam as empreendedoras, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e vidas. “Nos dão um leque de como ter autonomia e controle. São oportunidades para que mais mulheres ampliem as possibilidades de renda e se tornem donas de seus negócios”.

A costureira Bruna  Paes concorda que a iniciativa foi fundamental não só para ela, mas para muitas mulheres empreendedoras ou que desejam empreender em confecção e até mesmo outros ramos. “Foi muito bem orientado como podemos iniciar nosso projeto do completo zero e fazê-lo prosperar brilhantemente; contribui para expandir meu lado empreendedora e ter mais conhecimento técnico da área de micro créditos para pequenos negócios”.

AGENDA PRIORITÁRIA

Possibilita ampliar o horizonte de mulheres
empreendedoras e trabalhadoras

Durante a abertura do workshop ‘Acesso a serviços financeiros de microcrédito’, realizado na quarta-feira (18), que também marcou o encerramento da edição 2021 do projeto, a diretora do Senai MT, Lélia Brun, destacou que as ações reafirmam o compromisso permanente que a Fatec Senai MT tem para a eliminação de todas as formas de desigualdade e descriminação no ambiente de trabalho.

“Mais do que isso, permite que a mulher, por meio da capacitação, seja incluída no mercado de trabalho, tenha as mesmas oportunidades e faça parte do processo de desenvolvimento socioeconômico do nosso estado e do nosso país, usufruindo do pleno direito como cidadã”, enfatizou, ressaltando o desejo que Senai e OIT estejam juntos em mais ações que promovam um mundo melhor e mais igualitário.

O representante OIT no Brasil, Aguinaldo Maciente, observou que projetos dessa natureza são de grande importância para a instituição. “Por ser uma organização que tem como responsabilidade resguardar os interesses de trabalhadores, quanto de empresas, na geração de empregos e trabalho inclusivo, temos como prioridade a oferta de cursos profissionalizantes e o incentivo do empreendedorismo, sempre dando ênfase à igualdade de gênero e raça”.

Segundo ele, a parceria com a Fatec preenche todos os pré-requisitos da agenda prioritária. “Possibilita ampliar o horizonte de mulheres empreendedoras e trabalhadoras, capacitando, estimulando melhores práticas inovadoras. Acreditamos que o setor têxtil é muito importante e que possui inúmeros desafios para geração de emprego e renda”.

PARCERIA

O Mulher na Confecção faz parte de uma série de ações promovidas pela OIT e Senai MT, por meio do Projeto Women’s Entrepreneurship Development, que significa Desenvolvimento do Empreendedorismo Feminino.

O objetivo é ampliar as oportunidades de criação, manutenção e crescimento de empreendimentos comandados por mulheres, assim como a ocupação feminina em cargos de liderança nas corporações.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555