Empresas podem aprimorar investimentos sociais atuando em rede - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Empresas podem aprimorar investimentos sociais atuando em rede

16/09/2021 - 15h39
Reunião de lançamento da RIS-MT
Reunião de lançamento da RIS-MT

Empresas que buscam aprimorar a forma como destinam seus investimentos sociais  podem contar com uma rede voltada especificamente para esse objetivo: a Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), criada em 2021 para qualificar o uso de recursos privados para fins sociais. Formada por empresas, entidades de representação e outras instituições, a RIS-MT tem como missão qualificar e otimizar o investimento social privado, com foco em aprimorar os resultados obtidos para os beneficiários.

O projeto da rede surgiu após o bem sucedido fundo Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19, organizado em 2020 por iniciativa da Fundação André e Lucia Maggi (Falm) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com o envolvimento de inúmeros parceiros. Empresas que contribuíram com a arrecadação de quase 100 mil cestas básicas para o fundo demonstraram interesse em continuar a atuação social, de maneira perene e em sinergia com outros parceiros. A partir dessa intenção, começou a estruturação da RIS-MT, sob a orientação do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), associação nacional que é a grande referência em investimento social privado no Brasil.

Faça parte

A RIS-MT está aberta à participação de empresas interessadas em fazer parte. Podem participar pessoas jurídicas privadas com atuação em Mato Grosso e com histórico de ações de investimento social privado na região e interesse por ampliar o conhecimento sobre investimento social privado estratégico e filantropia. Para isso, basta iniciar o contato pelo e-mail: articulacao@gife.org.br . Não há nenhum custo para integrar a RIS-MT, apenas o compromisso de participar das reuniões e aderir à Carta de Princípios da Rede, disponível aqui. E fique atento: a próxima reunião da RIS-MT será no dia 14 de outubro, com o tema ‘Avaliação de Projetos Sociais’.

A RIS-MT irá promover a formação dos seus membros sobre temas relacionados ao investimento social privado, troca de experiências, fortalecimento de iniciativas já existentes e ampliação e qualificação de projetos sociais já realizados ou que venham a ser organizados pelas empresas participantes. 

Transformações

O objetivo da rede é fazer com que o repasse voluntário de recursos dos investidores sociais seja qualificado e otimizado, promovendo transformações efetivas e mensuráveis na realidade em que atuam.

O presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Fiemt, Adilson Valera, destaca a importância da criação da rede as empresas. “Embora grande parte dos empresários tenha interesse em apoiar iniciativas e projetos sociais, nem todos possuem uma estrutura para avaliar, selecionar, priorizar e acompanhar os resultados das ações nas quais decidem investir. Uma atuação em rede facilita o processo, permite a somatória de esforços e promove troca de conhecimento e experiências, sempre com o objetivo de fazer com que o investimento seja um vetor de transformação social”, afirma o presidente.

Educação é primeiro tema

A primeira reunião da RIS-MT, realizada em agosto, trouxe como tema "O que as empresas podem fazer pela educação no pós pandemia?". A partir dela, foi instituído um grupo de trabalho focado na educação.

A reunião contou com a participação de 27 instituições: Caramuru Alimentos; Centro Universitário Avantis – Uniavan; Conexão Cultural; Energisa MT; Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Florescer Ação Social; Fundação André e Lucia Maggi (Falm); Itaú Social; Grupo Empresarial Mato Grosso em Evolução (GEMTE); Gife; Grupo Canopus; Grupo Rota Oeste; Instituto Farmun; Instituto SLC; Mobiliza; Seduc MT; Sescoop MT; Sistema Famato; Solar Coca-Cola e Unimed Cuiabá.

Confira aqui  a íntegra do encontro, com apresentações da convidada Esmeralda Macana, especialista em monitoramento e avaliação do Itaú Social, e do Secretário Executivo Adjunto da Seduc MT, Amauri Fernandes.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555