Alunos do Qualifica Cuiabá participam de capacitação em Empreendedorismo e Criação de Negócios - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Alunos do Qualifica Cuiabá participam de capacitação em Empreendedorismo e Criação de Negócios

22/09/2021 - 11h28
Alunos Qualifica Cuiabá
Alunos do Qualifica Cuiabá no encerramento da
capacitação em Empreendedorismo e Criação de Negócios

Quem já pensou em empreender se deparou com incertezas e inseguranças: O que é necessário para começar um negócio do zero? Como é o mercado? Qual a melhor maneira de dar um ponta pé? São tantos os desafios que muitos nem chegam a colocar o projeto dos sonhos na ponta do lápis e facilmente desistem.

Pensando em fortalecer quem está iniciando um novo negócio, o projeto Qualifica Cuiabá realizou, do dia 13 ao dia 17 de setembro, uma semana de aulas e oficinas sobre Empreendedorismo e Criação de Negócios, por meio da metodologia By Necessity - desenvolvida pelo Instituto Besouro e Fomento Social, voltada para quem tem pouco ou nenhum recurso para começar o próprio negócio. As aulas aconteceram na unidade Senai Cuiabá.

O projeto é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mato Grosso com a Prefeitura de Cuiabá e tem como objetivo “oferecer qualificação para que os alunos estejam habilitados a retornarem ao mercado de trabalho, seja por meio de uma vaga em uma empresa ou como empreendedor”, como explica o gerente de educação do Senai MT, Carlos Braguini

A programação

Durante a semana, todas as questões e dúvidas dos alunos foram debatidas e respondidas ao longo das aulas, e também foram desenvolvidas oficinas para que os participantes pudessem aprender sobre as funções práticas do negócio, como fluxo de caixa, fazer validação do produto, prospectar clientes, divulgar a marca e monetizar seus produtos oferecidos, “foi uma semana gratificante e produtiva, cheia de aprendizados e conexões”, afirma uma das alunas, Islaine da Silva Fereira.

O professor Matheus Rosário vê o resultado das aulas com muito orgulho “a semana que tivemos foi transformadora em todos os sentidos, para aqueles que não tinham uma ideia de negócio saíram inspirados e motivados, os que já estavam colocando seu negócio em prática conseguiram ter mais noção da construção do seu próprio negócio”

Para o encerramento, o empreendedor Genilton Quintino, proprietário da rede Divina Batata, compartilhou um pouco da sua trajetória com os alunos e ainda deu dicas para quem quer começar, “Para se lançar uma empresa ao mercado é de suma importância que a liderança esteja preparada e inicie suas atividades de forma consciente e responsável”.

Quintino ainda reforçou sobre a importância de ações e projetos voltados ao fortalecimento do micro empreendedor, “programas como esse [Qualifica Cuiabá] mitigam os riscos e ampliam as chances de sucesso dos negócios, capazes de chegar ao mercado com um nível de consciência e preparo muito maior que o habitual”, observa.

Ao final da semana, os alunos da turma já somavam mais de três mil reais de faturamento em apenas cinco dias executando as novas práticas aprendidas ao longo do programa. Ainda como parte do Qualifica Cuiabá, os novos empreendedores terão três meses de acompanhamento e mentoria para ajudá-los na fase inicial de criação do próprio negócio.

Metodologia By Necessity

A By Necessity, como é conhecida, é uma metodologia desenvolvida para o ensino do empreendedorismo “por necessidade” – daí a origem do nome em inglês. Foi desenvolvida pelo Instituto Besouro de Fomento Social e criada a partir de pesquisas do perfil do empreendedor que vive em diversas favelas da América Latina. O objetivo é capacitar e pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual

O método possui 10 etapas que mesclam teoria e prática, com conteúdo que aborda marca, mercado, finanças, recursos humanos, entre outros temas.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555