Trabalhadores da indústria devem ficar atentos ao prazo da segunda dose da vacina contra a Covid-19

30/09/2021 - 08h45
Importante que os industriários procurem os postos

Para eficácia completa de imunização contra o coronavírus (Sars-CoV-2) e controle da circulação de variantes é de extrema importância que todos recebam as duas doses recomendadas da vacina. Em Cuiabá, mais de 11 mil trabalhadores da indústria do município foram vacinados com a primeira dose e devem completar o ciclo de vacinação.

Com exceção da Janssen, que confere proteção contra o coronavírus após 14 dias da única dose, as demais (Coronavac – com intervalo de 21 a 28 dias; AstraZeneca – com intervalo de 90 dias; e Pfizer – com intervalo de 90 dias) precisam de uma segunda.

De acordo com a gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Simone Cruz, é importante que os industriários procurem os postos, quando existir a previsão, porque a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações. 

“A pessoa que não completa o ciclo vacinal fica mais vulnerável à infecção do que aquela que recebeu as duas doses”, alerta, destacando que, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes. 

Em Cuiabá, prefeitura disponibiliza 19 polos de vacinação

Equipe protegida

Conscientizar seus empregados quanto à importância da vacinação para a proteção deles próprios e da coletividade, colegas de trabalho e familiares. Foi o que fez, desde o início da campanha, o departamento de Recursos Humanos da indústria Plasmel, instalada no Distrito Industrial de Cuiabá. O resultado do empenho foi ter 100% do quadro de funcionários, composto por 300 colaboradores, vacinados com a primeira dose.

“Fizemos campanha de conscientização e trabalho individualizado com funcionários que tiveram alguma resistência no início, para esclarecer dúvidas, e alcançamos adesão de todos”, declara a psicóloga responsável pelo setor de RH da empresa, Adriana Landgraf Pereira, ressaltando que o resultado se deve ao esforço de implantação do polo do Senai Distrito Industrial, “porque viabilizou e facilitou demais o deslocamento dos trabalhadores”.

Para a segunda dose, a psicóloga explica que a empresa já iniciou as conversas e conscientização sobre a importância de completar o ciclo da vacinação e procurar os postos disponibilizados pela prefeitura.

A superintendente do Sesi MT e diretora do Senai MT, instituições parceiras da prefeitura na campanha, Lélia Brun, lembra que é preciso conscientizar ainda mais a comunidade da importância da vacinação, especialmente para que todos completem o ciclo vacinal com as doses recomendadas pelas autoridades sanitárias. “Apenas com a doença controlada é que alcançaremos índices de recuperação da nossa economia com sustentabilidade, que possam garantir novos empregos e mais crescimento para Mato Grosso”.

De olho no prazo

Os trabalhadores devem ficar atentos ao prazo de vacinação inserido no cartão da primeira dose para realizar o agendamento da vacina, de acordo com o cronograma de cada prefeitura. Vale lembrar que é essencial levar o comprovante do agendamento, documento com foto e o cartão de vacina da primeira dose.

Polos disponíveis

Para a aplicação da segunda dose, a prefeitura de Cuiabá disponibiliza 19 polos, com atendimento de segunda à sexta-feira. Confira:

Senai - XV de Novembro - Porto – Portaria a partir das 9h

Sesi Papa - Drive Thru a partir das 9h

Sesc Balneário – Portaria a partir 9h

Universidade Federal De Mato Grosso - Drive Thru a partir das 9h

Assembleia Legislativa de MT – Portaria a partir das 8h

Clínica da Família - CPA 1 a partir das 13h

UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot a partir das 13h

UBS União/Florianópolis a partir das 13h

UBS Três Barras a partir das 13h

UBS Tijucal a partir das 13h

UBS Pedra 90 a partir das 13h

UBS Parque Ohara a partir das 13h

UBS Jockey Club a partir das 13h

UBS Terra Nova a partir das 13h

UBS Pedregal a partir das 13h

UBS Dr. Fábio a partir das 13h

UBS Colorado a partir das 13h

UBS Santa Amália a partir das 13h

UBS Novo Terceiro a partir das 13h

​Para saber mais acesse -  https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/

 

Texto e fotos: Viviane Saggin

 

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555