Instituto Amazônia +21 vai promover negócios sustentáveis em Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Instituto Amazônia +21 vai promover negócios sustentáveis em Mato Grosso

30/09/2021 - 18h04
O lançamento foi realizado na sede Fiemt, em Cuiabá.
Foto: Eduardo Cardoso/Fiemt

Conectar projetos sustentáveis com instituições financeiras e atrair empresas para investimentos e parcerias nos estados que compõem a Amazônia Legal são os principais propósitos do Instituto Amazônia+21, lançado nesta quinta-feira (30) na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

A iniciativa é resultado da mobilização de empresários dos nove estados que integram a Amazônia Legal, entre eles Mato Grosso. O trabalho será realizado por meio das federações industriais e conta ainda com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Produzir de forma sustentável deixa de ser uma escolha, e passa a ser uma urgência. Isso é determinante para garantir que as empresas continuem sendo competitivas, acessem novos mercados e linhas de financiamento”, declara o presidente da Ação Pró-Amazônia e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero)

O instituto vai criar um portfólio de opções de investimentos, projetos de pesquisas, soluções inovadoras e prospecção de novos negócios e cadeias produtivas no bioma amazônico. Em Mato Grosso o trabalho será realizado em parceria com o Instituto Ação Verde (IAV).

“Os mercados que pagam mais pelos nossos produtos exigem a produção e a comprovação de técnicas sustentáveis nos processos. E o instituto vai auxiliar para que também haja apoio paras empresas e cadeias produtivas que estão nesta agenda de sustentabilidade”, avalia o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Assista como foi o lançamento: 

O Instituto Amazônia+21 está em fase de lançamento e mobilização nos estados da Amazônia Legal. Além disso, o projeto também será apresentado internacionalmente na Expo Dubai 2020, em outubro e na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em novembro deste ano. As atividades operacionais terão início no primeiro trimestre de 2022.

“Sabemos produzir com responsabilidade, respeitamos os conceitos mais modernos e exigentes de ESG (sigla em inglês para os princípios ambiental, social e de governança corporativa). E o Instituto Amazônia+21 chega em Mato Grosso com uma parceria muito sólida: o Instituto Ação Verde (IAV), que tem a Fiemt como mantenedora e quase 15 anos de trabalho e diversos serviços prestados”, finaliza Gustavo de Oliveira.

A cerimônia de lançamento do instituto contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Celso Banazeski, o presidente do IAV, Adilson Valera além de diretores da Fiemt, empresários e representantes de setores produtivos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555