Edição especial do Multiação em parceria com Univag Solidário realiza cerca de 500 atendimentos - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Edição especial do Multiação em parceria com Univag Solidário realiza cerca de 500 atendimentos

11/10/2021 - 14h03
xzz

Retomando gradualmente as atividades presenciais, o Multiação, em parceria com o projeto Univag Solidário, realizou uma edição especial, no sábado (09). Com estrutura disponibilizada pelo Centro Universitário de Várzea Grande, foram mais de 500 atendimentos de saúde, como odontologia, biomedicina, nutrição e serviço social, e consultas médicas com especialidades como cardiologia, pneumologia, pediatria, infectologia, oftalmologia, entre outros.

Os beneficiados, desta vez, foram os moradores do Jardim Maringá e bairros vizinhos, em Várzea Grande, que, seguindo as medidas de biossegurança, efetuaram seus cadastros e agendamentos com antecedência, durante a semana.

Com dores no joelho há cerca de três meses, a dona de casa Madalena Silva, 53 anos, foi em busca de consulta com um ortopedista. Sem condições de pagar consulta e exames particulares, ela diz que o evento é um recurso muito importante para a população. "Com a pandemia, muitas pessoas tiveram suas rendas comprometidas, as condições financeiras na realidade da gente não são fáceis, não dá para ter um acompanhamento com médico. Esse Multiação é uma benção para a população."

Outro beneficiado foi o serralheiro aposentado Durval Barbosa, 67 anos, que fez o agendamento para atendimento com

xz

cardiologista. Morador do bairro Maringá 1, ele conta que é a primeira vez que participa e que há tempos precisava fazer exames cardiológicos. "As ações são de extrema relevância para a comunidade, principalmente, para quem não tem condições de pagar.  É uma oportunidade pra gente cuidar da saúde. Somos gratos por isso".

Quem também aproveitou para se consultar com uma psicóloga foi a estudante Valéria Oliveira, 26 anos. "Esse é um projeto acessível e que beneficia a população em geral, já que são realizados atendimentos para pessoas de todas as idades, desde as crianças até idosos. É uma grande oportunidade e de muita relevância social."

Atendimento a quem mais precisa

Com realização da Federação das Indústrias (Fiemt) e TV Centro América e mais 40 parceiros, o Multiação é maior projeto social de Mato Grosso e a cada edição oferece gratuitamente à população diversos serviços. Desde o início da pandemia do coronavírus, as edições presenciais tiveram que ser suspensas, mas os realizadores continuaram com ações pontuais, como a arrecadação e entrega de doações com o Guarda-roupas Solidário.

“Nosso foco continua o mesmo. Os parceiros toparam e nós já estamos, há algumas semanas, fazendo essa experiência de realizar atendimentos ao cidadão, às pessoas que mais precisam, nas clínicas e empresas desses parceiros”, informou o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

xx

De acordo com ele, além dos atendimentos, as pessoas que precisam de exames complementares são encaminhadas, como é o caso dos Laboratórios Carlos Chagas e da Clínica Imagens Medicina Diagnóstica, “onde elas vão fazer esses exames para ter um diagnóstico mais preciso e seguir com tratamento mais eficaz. Para nós,

O reitor do Univag, doutor Dráuzio Medeiros, lembrou que o projeto Univag Solidário também não parou seus atendimentos, durante a pandemia, se adequando à nova realidade. Segundo ele, entre 2019 e 2020, mais de 50.000 atendimentos gratuitos foram realizados na clínica.

“A partir de agora, estamos dando continuidade a essa parceria com o Multiação e Univag Solidário, que são trabalhos complementares e extremamente importantes, porque os dois têm a mesma finalidade: atender aquela população que nem sempre o Estado tem condição de fazê-lo, e não ele que faça mal, mas sim devido à sobrecarga”, enfatiza.

Edição de novembro

Ainda durante o evento, os parceiros anunciaram uma nova edição presencial para novembro, com ampliação da participação de parceiros e do número de pessoas atendidas.

xx

O gerente de Produtos Digitais da TV Centro América, Cícero Marinho, antecipou que a previsão é de que seja realizada presencialmente em um bairro da capital mato-grossense, no dia 6, mas que isso irá depender de alguns fatores, como por exemplo, de ter um percentual de vacinação superior a 60% cento das pessoas com a segunda dose aplicada.

“O atendimento feito com segurança, com as pessoas usando máscara, distanciamento social e, principalmente, com agendamento prévio. A ideia é encerrar o ano, fazendo mais essa entrega do Multiação, atendendo a população com diversos serviços e de maneira segura e, a partir do ano que vem, possamos retomar o projeto no modelo clássico”.

Ao longo de seis anos de existência, o Multiação realizou mais de 500 mil atendimentos.

Texto e fotos: Viviane Saggin 

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555