Estudantes brasileiros avaliam positivamente o Novo Ensino Médio
Estudantes que estão cursando o Novo Ensino Médio avaliam o modelo como positivo, estão mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional. Pesquisa inédita do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa entrevistou 1 mil alunos de escolas da rede pública de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e da rede SESI que já estão experimentando a nova estrutura curricular prevista na Lei 13.415/2017.
Das mudanças estabelecidas na reforma, a integração da Formação Técnica e Profissional (FTP) e a inclusão de atividades voltadas para o projeto de vida do estudante são as mais bem avaliadas. Parcela significativa dos jovens acredita que, com o Novo Ensino Médio, as escolas brasileiras irão formar jovens mais preparados para os desafios e as demandas do mercado de trabalho.
A pesquisa também ouviu 1 mil estudantes do currículo tradicional, de maneira proporcional ao Censo Escolar nos critérios estado, condição do município e rede de ensino. Em ambos os grupos de entrevistados, o itinerário de FTP é o mais escolhido entre as cinco opções – seguido por Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Segundo os adolescentes, a escolha dos itinerários se baseia no ingresso no mercado de trabalho, na afinidade com o curso superior e no desenvolvimento de competências específicas em uma área.
A pesquisa revela ainda alto interesse dos estudantes pelo ensino superior. Por outro lado, a necessidade de trabalhar e a falta de interesse ameaçam a continuidade dos estudos – o trabalho, aliás, já é uma realidade para boa parte dos entrevistados. Para 6% dos estudantes do Ensino Médio tradicional, a insatisfação com a metodologia de ensino seria um motivo para sair da escola, problema que não foi reportado pelos estudantes do Novo Ensino Médio.
“A educação brasileira tem um grande desafio pós-pandemia, de resgate do estudante e de implementação do novo ensino médio. É importante ouvirmos o jovem nesse processo para termos a percepção dele sobre a última etapa da formação básica e as mudanças em curso”, afirma o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.
Primeira pesquisa a ouvir opinião dos alunos do Novo Ensino Médio
Lucchesi destaca o ineditismo de entrevistar os alunos que já estão no novo modelo e a grande demanda pela educação profissional, que confirma a necessidade de garantirmos a implementação exitosa do Novo Ensino Médio e, especialmente, do itinerário de Formação Técnica Profissional.
Nos países da União Europeia, 43% dos estudantes cursam o ensino técnico durante o ensino médio, como mostra o Education at a Glance 2021, pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Seminário Internacional
Para debater o Novo Ensino Médio e os desafios da educação brasileira para implementação do modelo, o SESI e o Canal Futura promovem o 3º Seminário Internacional de Educação com o tema Novo Ensino Médio – engajamento, formação e avaliação. O evento, que será mediado pela jornalista Renata Cafardo, ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Sesi Nacional.
Confira alguns destaques da pesquisa Aqui
Por: Amanda Maia
Da Agência de Notícias da Indústria