Primeiras turmas do Novo Ensino Médio apresentam trabalhos de conclusão de curso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Primeiras turmas do Novo Ensino Médio apresentam trabalhos de conclusão de curso

07/12/2021 - 13h33
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Ao todo, foram desenvolvidos 32 projetos na unidade
de Cuiabá e 22 no Sesi Senai Várzea Grande

As primeiras turmas do Novo Ensino Médio, que associa a educação básica à formação técnica e profissional, implementado pelo Sesi Escola e Senai em Mato Grosso, estão finalizando sua jornada. Para a conclusão do ciclo de três anos de estudos, os 117 alunos concluintes das duas turmas dos cursos de Redes de Computadores, da unidade de Cuiabá, e das duas turmas de Eletrônica, da unidade de Várzea Grande, apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Ao todo, foram desenvolvidos 32 projetos em Cuiabá e 22 em Várzea Grande e as explanações ocorreram entre os dias 1 e 3 de dezembro, no Senai Cuiabá e Senai Várzea Grande, para a banca e exposição no formato de feira, na qual os estudantes demonstraram na prática as ideias inovadoras em cada área. O evento contou ainda com a participação de alunos dos 1º e 2º anos, professores, pais e convidados.

Geradores eólicos, alimentador automático para pets, bancada didática de automação residencial, automação residencial - interruptor inteligente, lixo eletrônico: como reutilizar peças para um console, foram algumas das ideias apresentadas pelos estudantes.

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evento contou ainda com a participação de alunos dos
1º e 2º anos, professores, pais e convidados

Para Isadora de Abreu, 17 anos, que apresentou juntamente com os colegas do curso de Eletrônica o projeto energia biodigestora, a finalização do ensino médio representa uma grande conquista para todos e a superação de muitos desafios. “Tudo foi muito novo, metodologia diferenciada, com maior protagonismo dos alunos. Além disso, tivemos a pandemia no meio do caminho, que nos obrigou a ter aulas online e ficarmos distantes dos colegas e da escola”, lembra.

Segundo a jovem, o início não é fácil, já que representa uma mudança de mentalidade e de formato de estudos. “A gente precisa dividir o tempo com as responsabilidades da escola e com todas as novidades do curso técnico que escolhemos. É preciso ter traquejo, disposição e muito protagonismo, porque aqui os alunos precisam construir seus conhecimentos”.

Já Hermes Ramos Junior, 17 anos, apresentou o projeto de um carregador portátil fotovoltaico, em parceria com colegas de turma, e confessa que o conceito do novo ensino médio foi um diferencial, tirando o aluno do lugar comum e o tornando sujeito construtor da sua própria história.

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Foi no decorrer do curso, conta ele, pela vivência e convivência no Senai, que se decidiu continuar na área e fazer faculdade de engenharia elétrica. “Me envolvi neste universo, com as questões de comandos e elétrica”, confessa o jovem que, vislumbrando oportunidades de mercado, pretende também empreender futuramente na área e abrir seu próprio negócio.

A gerente do Sesi Escola Cuiabá, Alessandra Marangoni, explica que foram duas fases distintas antecederam à finalização: a de pré-projeto com seleção dos temas e estruturação de referencial teórico; e a de construção definitiva com os orientadores. “Este foi mais um ciclo fechado com grande qualidade, interação resultados de encher olhos e aquecer o coração”, comemora a gestora, ressaltando que é um momento muito especial para toda a comunidade escolar.

Pioneirismo

O Sesi MT foi pioneiro no estado e na região Centro Oeste ao adotar a nova forma de ensino, inclusive antecipando a obrigatoriedade de implementação nacional, em 2022. O projeto piloto do modelo iniciou em 2018.

Nesse período, estudantes, pais e docentes relatam amadurecimento profissional e pessoal dos formandos, resultado de uma abordagem interdisciplinar que incentiva trabalhos em grupo, o autoconhecimento e o protagonismo na construção de um projeto de vida e de carreira.

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Para a gerente do Sesi Escola Várzea Grande, Rita Marques, a apresentação dos TCCs é um marco na vida acadêmica desses jovens. “É um importante momento, no qual eles estão no desafio de apresentar seus projetos para toda a comunidade escolar. Vimos o crescimento desses alunos, em vários sentidos: pesquisa, desenvolvimento do tema, oratória. Eles saem à frente de outros estudantes, diante de tudo o que a escola proporcionou aqui nessa nova modalidade de ensino”, pontua.

De acordo com ela, a partir de agora, os jovens podem entrar no mercado de trabalho já capacitados, com certificado chancelado pelo Sesi e Senai. “Esse é o início de um mundo novo de muitos projetos, que eles aprenderam a desenvolver e a executar conosco. Nós acreditamos nesses alunos e no excelente preparo e conhecimento que adquiriram conosco”, assegura.

Texto e fotos: Viviane Saggin

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