Atendendo a pedido da Fiemt, estados congelam ICMS dos combustíveis - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Atendendo a pedido da Fiemt, estados congelam ICMS dos combustíveis

27/01/2022 - 14h46
ICMS Fiemt
O congelamento do ICMS beneficia tanto o consumidor
final como o setor produtivo. Foto: Istock

Por unanimidade, o Comitê Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou por mais dois meses a prorrogação do congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que é a base de cálculo que incide o ICMS cobrado sobre os combustíveis.

Na segunda-feira (24), o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, e representantes de entidades do setor comercial, se reuniram com o governador do estado Mauro Mendes para pedir apoio à manutenção do congelamento do PMPF, mantido desde novembro de 2021.

Na ocasião, o chefe do executivo se declarou favorável e garantiu defender o pleito junto ao Confaz, que é composto por representantes dos estados e do Ministério da Economia. A decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (27).

Por meio do Observatório da Indústria, a Fiemt vai monitorar como esse efeito do congelamento do ICMS vai impactar nas demais cadeias produtivas, já que o insumo é determinante na formação de preços de diversos produtos e serviços.

“O aumento dos combustíveis tem impactado, de maneira geral, toda a economia, e tem reflexos no valor do frete, custos industriais e preços públicos. O congelamento do ICMS beneficia tanto o consumidor final como o setor produtivo, que têm sofrido com os altos preços”, finaliza Gustavo de Oliveira.

Texto: Eduardo Cardoso/Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555