Programa de aprendizagem do Senai MT qualifica jovens com deficiência para o mercado de trabalho - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Programa de aprendizagem do Senai MT qualifica jovens com deficiência para o mercado de trabalho

24/03/2022 - 14h01
legenda
Alunos e instituições comemoram renovação do contrato

“Coragem, harmonia e determinação” foram as palavras escolhidas pelos alunos para se descreverem durante a cerimônia de renovação de contrato do Programa de Aprendizagem Industrial em Logística para Pessoas com Deficiência, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai MT, com a Inspeção do Trabalho em Mato Grosso.

Devido à pandemia da Covid-19, as aulas, iniciadas ainda em fevereiro de 2020 na unidade de Cuiabá, precisaram ter a programação prática do curso adiada até que a situação sanitária se normalizasse, a fim de garantir uma volta segura. A renovação por mais um ano de contrato visa o melhor desenvolvimento das competências, que durante o período de isolamento social não puderam ser executadas na totalidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria e do compromisso firmado entre o Senai MT, o Sesi MT e a Inspeção do Trabalho de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Regional do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Durante a cerimônia de renovação de contratos, as instituições parceiras assinaram o Termo de Compromisso que visa também o cumprimento do direito à capacitação e ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

legenda
Auditora fiscal do Trabalho,
Caroline de Almeida Mendes

Na oportunidade, a auditora fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, Caroline de Almeida Mendes, ressaltou que as dificuldades impostas pela pandemia “tivemos demissões em massa em todos os setores, e os principais demitidos foram os funcionários com deficiência”.

Para ela, “ir na contramão, mantendo o programa, o salário, e ainda, renovar o contrato é uma atitude capaz de restaurar a esperança em nossa sociedade, ainda mais vindo de uma instituição que é referência em capacitação em nosso país”.

Muito além de cumprir cotas, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, reafirmou o posicionamento da instituição na valorização de pessoas “nosso objetivo principal não está ligado ao cumprimento de cota, e sim em capacitar nossos alunos, melhorar a qualificação técnica, para que eles aumentem as chances de conseguirem oportunidades dignas de trabalho e conquistem o mundo.”

Braguini apontou ainda que papel do Senai, enquanto instituição formadora é realizar a capacitação para as outras empresas, indústrias especialmente, possam verdadeiramente incluir pessoas com deficiência em seus quadros de colaboradores.

legnda
O diretor Carlos Braguini
com a estudante Marta Bordingon

Diferentes sim, diferenças não!

Os 24 estudantes vão trabalhar nas unidades do Senai MT e em diversos setores do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) como assistente administrativo, controlador e programador de programação, assistente de controle de qualidade, operador de computador e almoxarife.

Para a turma, que possui estudantes cegos, com baixa visão, surdos ou com deficiência física e intelectual, a experiência tem sido transformadora, além do aprendizado técnico, outras habilidades sociais puderam ser afloradas, como eles mesmo relataram durante a cerimônia, entre elas se locomover pela cidade com mais autonomia, resolver processos com mais segurança e fazer novas amizades.

Marta Bordignon é uma delas. Formada em Serviço Social e com baixa visão, a jovem emocionou os presentes com o seu depoimento “somos um grupo com deficiências diversas e aprendemos uns com os outros, somos muitos gratos ao Sesi e ao Senai por abraçarem essa causa verdadeiramente”, disse ao agradecer às equipes envolvidas na formação “durante a pandemia, tivemos muitas dificuldades e perdas, mas felizmente, tivemos conquistas também, e uma delas é a renovação do nosso contrato”, comemorou.

hgfoi
O corredor e estudante Daniel do Nascimento 

Promessa do atletismo, Daniel do Nascimento é corredor, paraplégico e formado em Segurança do Trabalho, há anos buscando se inserir no mercado, comentou a dificuldade que é encontrar empresas que sejam receptivas e aptas a receberem funcionários com deficiência e como o programa expande seus horizontes e, como agora, se sente mais preparado para encarar os desafios “eu sempre pedi a Deus por uma chance, não vou perder a oportunidade e aproveitar todos os ensinamentos para que eu possa ser efetivado.

Para a nova etapa, os alunos terão o período prático às segundas, terças, quintas e sextas, e a aula teórica às quartas-feiras, ao todo, serão 908 horas de formação. Desde 2017, o Senai MT formou 2.984 alunos com deficiência, sendo 414 na modalidade de Aprendizagem.

 

Texto: Maria Antônia Junqueira

Assessoria de Comunicação do Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555