Orquestra Sesi MT e Bom Futuro apoiam Multiação com ações culturais - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Orquestra Sesi MT e Bom Futuro apoiam Multiação com ações culturais

25/03/2022 - 13h31
xx

A Orquestra do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a Bom Futuro passam a apoiar o Multiação com ações culturais. Juntas, as instituições vão promover oficinas educacionais e capacitação para professores de artes em escolas públicas e espetáculos. O anúncio foi realizado durante jantar de confraternização que reuniu parceiros e voluntários do projeto social, na quinta-feira (24).

O maestro Fernando Pereira explica que serão desenvolvidas oficinas de construção coletiva em projetos de intervenção social junto às disciplinas de artes, além da co-criação de espetáculos culturais entre a orquestra e os alunos destas escolas. Tudo para promover o engajamento, a aprendizagem, e a qualidade da educação básica.

“Essa é uma parceria estratégia no pilar da educação que o Sesi quer levar para a educação básica, para crianças de 6 a 14 anos, principalmente. Junto com a Bom Futuro, que passa a ser mantenedora da Orquestra, vamos desenvolver com escolas públicas, por onde o Multiação passar, o trabalho de democratização do acesso ao repertório cultural e engrandecer a educação, por meio de literatura, música, Língua Portuguesa. Esperamos transformar a vida dessas crianças, ofertando educação e oportunidades”, afirma.

A especialista de projetos sociais da Bom Futuro, Ana Eliza Lucialdo, destaca que o social faz parte do DNA da empresa, que completa este, em 2022, 40 anos. Em comemoração às quatro décadas, a gestão lançou um edital, em 2021, para investimentos em ações culturais e sociais e a Orquestra Sesi MT recebeu aporte de R$ 207 mil.

“O objetivo é que o Sesi proporcione arte, cultura, fomento e economia criativa na periferia de Cuiabá e cidades ao entorno. Nossos projetos foram direcionados para instituições que desenvolvem ações com crianças e a ideia é inseri-las no contexto social e retirá-las da vulnerabilidade. Esse é o nosso compromisso com a sociedade”, afirmou.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, ressaltou que a Bom Futuro assume um papel protagonista da cultura, sendo mantenedora de ações da Orquestra Sesi. “A partir de agora, as atividades da  orquestra vão contar com esse importante apoio, para que possamos divulgar um pouco mais sobre a cultura do nosso estado e conectar a sociedade que, durante a pandemia, entendeu a importância das artes, que nos mantiveram lúcidos no período de isolamento”.

A orquestra

xx

A Orquestra Sesi Mato Grosso foi criada em 2019 e é a primeira orquestra de Câmara profissional do Estado, enquanto produto de Responsabilidade Social para indústria e comunidades.

Utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento social sustentável, tem em sua formação instrumental elementos da cultura regional, como viola de cocho e mocho, sem perder de vista a tradição europeia, dos violinos ao violoncelo. Neste hibridismo encerra também com a participação de vozes e set de banda, todos em uma fusão que busca a maior proximidade com todos os públicos sem exceção.

Nos últimos anos, impactou mais de 30 mil pessoas em todas as regiões do estado, transformando pessoas para a vida e para o mundo do trabalho.

Texto: Viviane Saggin (Sesi-MT)

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555