Multiação realiza mais de 6.800 atendimentos no bairro Pedra 90 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Multiação realiza mais de 6.800 atendimentos no bairro Pedra 90

26/03/2022 - 16h10
xx
População chegou cedo para receber senhas de atendimento

A edição de retorno ao formato presencial do Multiação proporcionou mais de 6.800 atendimentos neste sábado (26), no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O público recebeu atendimento médico, odontológico, cidadania, lazer e pôde até consultar os bichinhos de estimação da família. O evento é uma realização da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e dezenas de parceiros.

A população teve a oportunidade de se inscrever em mais de 900 vagas para consultas médicas, clínica em geral, ortopedia, pediatria, oncologia, cardiologia e oftalmologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, entre outros. Além de agendamentos de exames e consultar vagas de emprego, produzir currículos, receber orientação sobre seguro desemprego, tirar dúvidas e negociar dívidas como energia elétrica e água.

O público feminino recebeu atenção especial com serviços de manicure e corte de cabelo, mas também se orientou quanto aos cuidados de prevenção contra o câncer de mama e consultas com ginecologistas. As crianças contaram com brincadeiras, jogos, cinema, pipoca e algodão-doce e pintura de rosto.

O Exército Brasileiro realizou exposição e esclareceu sobre a Patrulha Maria da Penha, inclusão de vítimas de violência doméstica no programa de proteção; sobre Polícia Comunitária e Direitos Humanos, inclusão de criança e adolescentes em projetos sociais na região local, e de materiais operacionais utilizados pela Instituição.

Esperança de oportunidades

xx
Mariana, Carlos e os filhos aprovaram o evento

A dona de casa Mariana Rodrigues, de 34 anos, o marido, Carlos, e os três filhos, de 5, 6 e 9 anos, saíram do bairro Cinturão Verde para serem atendidos no evento. A família chegou cedo e conseguiu senhas para consultas odontológica para Mariana, clínico para Carlos e pediátrica para as crianças. Além de orientações sobre vagas de emprego e confecção de currículo para o casal.

"É uma grande oportunidade para toda a comunidade ter acesso a serviços como esses, tão difíceis de conseguir em postos de saúde, principalmente, para quem não pode pagar por eles. Fomos bem atendidos e orientados, e estamos esperançosos em conseguir emprego", afirmou Mariana, ressaltando que o casal está desempregado e sobrevivendo com a pouca venda de recicláveis e ajuda de amigos.

Muitos visitantes participaram também do circuito saúde, com serviços de aferição de pressão arterial e glicemia. e aproveitou a para fazer o teste, além de atendimento médico. “Na primeira edição no bairro, em 2013, fui atendida e encaminhada para fazer a cirurgia dos olhos, porque eu tinha pterígio (doença conhecida como carne crescida). Fiquei muito feliz e grata", afirma ela.

Quem também buscou o evento para tratar o pterígio nos dois olhos foi a esteticista Leilane Martins, 38 anos. Moradora do bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, ela acordou cedo para chegar a tempo e pegar uma senha. “Minha esperança é conseguir fazer a cirurgia, pois é um procedimento caro e não tenho como arcar com essas despesas”.

x
A dona de casa Isabel Caetano confetindo a glicemia

Esta foi a quarta vez que a região do Pedra 90 recebeu o Multiação. Em 2013, o bairro foi o escolhido para a estreia do projeto. Na ocasião, foram realizados 5.700 atendimentos. Em 2015, a iniciativa voltou para o bairro, no mês de setembro, atendendo 8.950 pessoas. Já em março de 2018, 9.135 pessoas receberam atendimento.

Em 73 edições, o Multiação realizou mais de 487 mil atendimentos.

Alegria do retorno

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, declarou que a edição de retomada do formato original ofertou cerca de 900 atendimentos médicos e laboratoriais “para pegar o ritmo novamente e nas as próximas edições a gente deve voltar a ter um volume muito maior de atendimento e com novidades: mais tecnologia, mais consultas e, principalmente, na prestação de serviços para a comunidade”.

Também animado com o retorno, o diretor de comunicação da TV Centro América, Ulisses Serotini, ratifica que a expectativa era muito grande, “afinal de contas, com a pandemia ficamos muito tempo sem realizar essa importante ação social. Retomamos, em alguns momentos, de forma muito tímida. Então, e é um grande orgulho retornar e comemorar uma década de projeto, que já atendeu cerca de meio milhão de pessoas em 73 edições”.

De acordo com Serotini, a retomada reafirma a responsabilidade que a Centro América, a Fiemt e os parceiros têm em promover um evento de qualidade, coma oferta de dezenas de serviços para a população que tanto precisa. “Estamos voltando com toda força, com todas as especialidades e prestações de serviços, e não apenas em Cuiabá e Várzea Grande, mas também no interior”, adiantou.

x
Populaçao pôde consultar os bichinhos de estimação da família

Confira os parceiros da edição:

Associação Mato-grossense de Oftalmologia; Águas Cuiabá; Caixa; Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo; Clinica Genus; Clínica Oncomed; Clínica Veterinária Mato Grosso; Energisa; Exército Brasileiro; Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa; Grupo Imagens Medicina Diagnóstica; Hospital Amecor; Hospital Santa Helena; Help Vida; Hemocentro; Instituto Euvaldo Lodi (IEL); INSS; Instituto Ação Verde; Instituto Embeleze; Ivonete Silva – Podóloga; Laboratório Carlos Chagas/Grupo Sabin; MTU; Polícia Militar; Projeto via Láctea; Pró Ótica; Refrigerantes Marajá; Puríssima; Rotary; Titânia Telecom; Sebrae; Senai; Sesi; Sicredi; Sine; Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP; Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região; Unic; Unimed; Uniodonto; e Univag Medicina.

Texto e fotos: Viviane Saggin (Sesi-MT)

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555