Entidades e profissionais da indústria mineral e do agronegócio criam fórum de desenvolvimento de sustentável - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Entidades e profissionais da indústria mineral e do agronegócio criam fórum de desenvolvimento de sustentável

06/04/2022 - 14h53
MinerAgro
Lançamento do fórum reuniu autoridades e pesquisadores. Foto: Eduardo Cardoso/Fiemt

Foi instalado nesta terça-feira (05), o Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Indústria Mineral e do Agronegócio (MinerAgro). O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e reuniu autoridades públicas, representantes de entidades de classe dos dois setores, além de profissionais, pesquisadores e convidados.

A iniciativa nasceu da compreensão de um grupo de profissionais e entidades representativas dos setores mineral e agropecuário do Estado e da necessidade de união de esforços na busca de soluções que permitam implementar modelos, produzir conhecimento e tecnologia que assegurem o desenvolvimento sustentável, ambiental, econômico e social das atividades das duas importantes cadeias produtivas no estado e no país.

A instalação do MinerAgro contou com as presença do vice-governador, Otaviano Pivetta, a secretária adjunta de meio ambiente (Sema MT), Lilian Ferreira dos Santos, o gerente regional da Agência Nacional de Mineração, Levi Salies Filho, o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, o vice-presidente da Famato, Chico da Paulicéia, a presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Mato (Geomat) e vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Sheila Klener, o representante e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, Francisco Egídio Cavalcante Pinho, entre outros.

Objetivos

O Fórum MinerAgro tem entre seus objetivos principais, segundo seus organizadores, se tornar um espaço para diálogo, conexão e troca de experiências das maiores cadeias produtivas de Mato Grosso, a mineral e a do agronegócio, assim como destacar e incentivar aspectos ambientais, sociais, educacionais e econômicos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado.

Outros importantes objetivos do Fórum são conscientizar a sociedade sobre o papel e a atuação positiva das empresas destes dois setores, sobre os projetos e ações de âmbito socioambiental realizadas por entidades e empresas da mineração e do agronegócio em Mato Grosso. O MinerAgro será uma vitrine de atividades sociais da força produtiva mato-grossense.

Entre as entidades signatárias da fundação do MinerAgro estão a Fiemt, sindicatos das indústrias de minério (Sindiminério), de calcário (Sinecal), Energia (Sindernergia), Famato, Aprosoja, Ampa, Abramp, Agemat, entre outras instituições relacionadas aos setores produtivos de Mato Grosso.

Uma das idealizadoras do fórum, a presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, Sheila Klener, disse que o MinerAgro surge como um agente catalisador de boas ideias e práticas para impulsionar o processo de desenvolvimento sustentável para as indústrias mineral e do agronegócio.

"O fórum será um importante núcleo de geração e difusão de conhecimento, de trocas de experiências e conexão de esforços para quebrar os preconceitos da sociedade sobre as atividades do agro e da mineração. Podemos criar, juntos, oportunidades de crescimento econômico sem destruição do equilíbrio ambiental, gerando riqueza e qualidade de vida de forma sustentável de fato. É uma honra e uma grande alegria participar deste importante momento", salientou a geóloga e professora.

O presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira, destacou a importância da iniciativa do Fórum e seu papel como agente de incremento das ações e difusão das novas tecnológicas da chamada "economia verde" nas cadeias mineral e do agronegócio. "Por meio do fórum é possível inserir e amplificar esse debate sobre as metas de carbono neutro, energia limpa e outras agendas socioeconômicas e ambientais junto a sociedade”, pontua o líder industrial.

O deputado estadual Carlos Avalone, presidente da comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa e diretor do Sindenergia, destacou o esforço do MinerAgro em integrar as ações das duas cadeias produtivas nas áreas de desenvolvimento sustentável.

"É fundamental que a sociedade debata, de forma franca e honesta, as questões importantes para o desenvolvimento do Estado e do país como as relacionadas à necessidade da exploração mineral e a agricultura de larga escala e a conservação e preservação do meio ambiente. O MinerAgro se apresenta como um espaço privilegiado para isso."

O vice-governador Otaviano Pivetta elogiou a iniciativa de fundação do fórum e lembrou que Mato Grosso tem um grande potencial inexplorado no setor mineral com uso de tecnologias verdes.

MinerAgro
A fundadora do fórum Sheila Klener, o professor e renomado geólogo, Serafim Carvalho, e o presidente
da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de MT, deputado Carlos Avalone.
Foto: Eduardo Cardoso/Fiemt

"É bom saber que há uma consciência crescente de que é possível conciliar a exploração mineral e o agronegócio com equilíbrio ambiental, conservação da natureza e qualidade de vida para a sociedade como um todo. É interesse do governo ver desabrochar esse potencial de desenvolvimento sustentável nos setores mineral e do agronegócio. Contem com nosso apoio”, assegura Pivetta.

Por meio de vídeos, o senador Carlos Favaro e o ex-deputado federal e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão, também hipotecaram apoio e incentivo ao trabalho que o MinerAgro se propõe a realizar em parceria com as entidades dos dois setores, com organismos públicos e organizações sociais, educacionais e de pesquisas.

No encerramento do encontro, foi lida e assinada a ‘Carta de Princípios e Compromissos’ do MinerAgro.

Texto: Assessoria/MinerAgro

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555