Multiação realiza cerca de 4.200 atendimentos em Rondonópolis - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Multiação realiza cerca de 4.200 atendimentos em Rondonópolis

30/04/2022 - 15h56
l
Após sete anos, a iniciativa retorna ao município para
realizar atendimentos.

O brilho no olhar enquanto aguardava sentada à espera de atendimento médico para os cinco netos não esconde a animação de Marluce Souza. Ela veio do município de Poxoréu para aproveitar os serviços oferecidos pelo Multiação na Escola Francisca Barros de Carvalho, no bairro Vila Olinda, em Rondonópolis, neste sábado (30.04).

A procura por atendimento médico é um desejo da dona de casa que mora em um sítio junto com toda a família, o que dificulta ainda mais o acesso à serviços médicos. Por isso, antes mesmo de amanhecer ela já tinha acordado as crianças para percorrer quase 90 km até Rondonópolis.

“A minha filha me ligou ontem e contou que ia ter o Multiação, então ela sugeriu de trazer as crianças. Eu cheguei e já peguei a senha das crianças para o pediatra e uma para mim com o clínico geral. Esse projeto é uma oportunidade boa para nós”, avalia.  

l
Marluce Souza saiu de Poxoréu para receber
atendimento  médico.​​​

A Marluce faz parte das cerca de 4.198 pessoas atendidas durante a edição do Multiação em Rondonópolis. Após sete anos, a iniciativa retorna ao município para realizar atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e educação. Além desses serviços, teve muita diversão na área de cultural com pintura para as crianças, cortes de cabelo gratuitos e muita pipoca, algodão doce e refrigerante.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, acompanhou a realização dos serviços e destacou a alegria e profissionalismo dos parceiros.

“Os nossos parceiros fazem mais do que atendimentos, eles realizam um verdadeiro acolhimento. As pessoas recebem um atendimento de qualidade com um sorriso no rosto e isso somente os parceiros do Multiação conseguem. Por isso, tem pessoas que vieram de bicicleta e percorreram vários quilômetros para estarem aqui, outras, saíram de Pedra Preta e Poxoréu para ser serem contempladas por esse espetáculo de cidadania. Em razão disso, eu gostaria de agradecer a todos os parceiros por dar esse presente para Rondonópolis em 2022”.

O Multiação é uma parceria entre a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e a Fiemt com apoio de diversos parceiros. A primeira edição ocorreu em 2013 e, de lá para cá, foram realizadas 73 edições com cerca de 500 mil atendimentos, em diversos bairros de Cuiabá, de Várzea Grande e no interior do estado. 

Para o diretor da RMC, Ulisses Serotini, esta edição do Multiação é uma forma de resgate do projeto para o interior, já que a última edição realizada no município de Rondonópolis ocorreu em 2015.

“É muita alegria porque estamos completamos 10 anos desse projeto, por isso decidimos trazer até aqui para oferecer esse atendimento à população de Rondonópolis, que representa muito para o estado de Mato Grosso. Além disso, é mais uma forma de se aproximar da comunidade, tanto por meio da informação como por meio de uma prestação de serviço em parceria com o Sistema Fiemt”.

O bairro Vila Olinda, escolhido para receber as equipes e parceiros do Multiação, é bastante conhecido pela carência de recursos e escassez de serviços básicos. A região tem cerca de 1.200 habitantes.

Foram 620 atendimentos somente na área de saúde, nas mais diversas especialidades como ortopedia, oncologia, cardiologia, clínico geral, endocrinologista, gastroenterologista, otorrinolaringologista, ginecologia, nutricionista, clínico geral, pediatria e odontologia.

Parceiros

São parceiros dessa edição do Multiação em Rondonópolis: Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo, Clinica Genus, Clínica Oncomed, Energisa, Espaço Lazer, Espaço Parceiros, Hemocentro, Instituto Embeleze, Laboratório de Análises Clínicas Cedirlab, Refrigerantes Marajá, Águas Puríssima, Sesi, Senai, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Unimed Rondonópolis, Uniodonto e Univag.

O Laboratório de Análises Clínicas Cedirlab, de Rondonópolis, realizou os atendimentos laboratoriais de glicose capilar, aferição de pressão e exames de marcadores tumorais, o CA-125 para diagnóstico de câncer de ovário e de mama, e o Antígeno Prostático Específico (PSA) para os homens.

“A sensação é de muita alegria de poder retribuir para a sociedade tudo aquilo que ela nos dá. É muito bom participar de um evento dessa proporção, que tem a tradição de oferecer para as comunidades que não têm acesso a vários serviços um serviço de qualidade. Isso é muito gratificante para nós”, afirma o diretor técnico do Cedirlab, Jefferson Jamil.

l
Estande do Senai com a exposição de
equipamentos de automação e eletricidade
industrial.

Senai

O Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) Mato Grosso também esteve presente na edição do Multiação em Rondonópolis com oferta de oficinas e matrículas para cursos gratuitos.

Inclusive, o estande do Senai fez a alegria das crianças com a exposição de equipamentos na área de automação e eletricidade industrial que trouxe conhecimento sobre a instalação e funcionamento de sistemas elétricos.

Para os cursos gratuitos, foram ofertadas 70 vagas, com inscrições no local para: operador de computador (30 vagas), assistente administrativo (20 vagas) e assistente de recursos humanos (20 vagas).

Texto / Fotos: Maria Clara Souza

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555