Ecoponto na Fiemt já está recebendo materiais recicláveis; doe e gere recursos para entidades sociais de MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Ecoponto na Fiemt já está recebendo materiais recicláveis; doe e gere recursos para entidades sociais de MT

05/05/2022 - 11h27
l
Esse é o segundo ponto de coleta disponível
para a população cuiabana.

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), a Teoria Verde, o Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle) e parceiros inauguraram na manhã desta quinta-feira (05.05) o Ecoponto Lixo Zero, no prédio da instituição, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, em Cuiabá.

O espaço funciona como um ponto de coleta de resíduos recicláveis que tem como objetivo diminuir os impactos negativos ao meio ambiente e estimular a educação ambiental. Ele estará aberto à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Durante a cerimônia de inauguração o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, anunciou que a instalação do Ecoponto constitui uma das primeiras ações referentes ao Mês da Indústria e a iniciativa reafirma a atuação sustentável das indústrias de Mato Grosso, que cada vez mais tem atuado com referência aos conceitos mais modernos e exigentes de ESG (sigla em inglês para os princípios ambiental, social e de governança corporativa).

“Hoje, o grande desafio para as pessoas que desejam realizar a reciclagem dos resíduos é encontrar pontos de coleta que dão essa garantia da correta destinação. Com esse Ecoponto, o Sistema Fiemt proporciona essa certeza de uma destinação adequada, pois o fruto dessa reciclagem será convertido em doações para entidades filantrópicas. Podemos dizer que maio é o Mês da Indústria e o mês da economia do bem”, pontua.  

Dentre os itens que poderão ser descartados no ponto de coleta estão óleo de cozinha, papéis, jornais, revistas, caixas, papelões, eletroeletrônicos, tampas, potes de alimentos, garrafas de água, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, latas de alumínio, PVC, tubos, canos, molduras de quadros, copos e embalagens.

Clique aqui e saiba o que você pode entregar no Ecoponto do Sistema Fiemt.

O presidente do Sindirecicle e empresário do setor de reciclagem, Rodrigo Crosara, afirmou que é notável que a preocupação com as causas ambientais cresceu por parte da população, desse modo, a gestão responsável de resíduos tornou-se uma responsabilidade coletiva. Por outro lado, apesar da dedicação em ter práticas sustentáveis, a maioria das pessoas ainda não sabe como realizar a seleção desses materiais.

“O Ecoponto entra nesse contexto, porque oferece à população um local para descarte de resíduo domiciliar, mas com a certeza de que estamos devolvendo para a sociedade em forma de serviços e ações, por meio da geração de receitas para entidades que necessitam do nosso apoio”, explica.

Esse é o segundo ponto de coleta disponível para a população cuiabana. O primeiro está localizado no estacionamento do Supermercado Comper, no bairro Jardim Itália, com funcionamento todos os dias, das 7h às 22h.

l
Em 2021, o projeto recebeu o Prêmio Lixo Zero
Brasil na categoria Educação e Conscientização.

O projeto Ecoponto Lixo Zero é idealizado pela startup Teoria Verde e conta com o apoio do Sindirecicle e demais entidades públicas e privadas.

Jean Peliciari, diretor da startup, afirma que a instalação desse novo ponto evidencia a importância de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades.

“O projeto é temporário e, inicialmente, fica por 30 dias, mas se tiver grande adesão das pessoas pode ser permanente. Por isso convidamos todo mundo para participar e trazer seus materiais recicláveis. O Ecoponto é uma nova forma de olhar para a gestão de resíduos da cidade, que não será visto apenas como lixo, mas como um ativo que se transforma em dinheiro que volta para a sociedade”.

Premiação

Em 2021, o projeto recebeu o Prêmio Lixo Zero Brasil na categoria Educação e Conscientização. A premiação foi realizada em Manaus e reconheceu as principais ações de estímulo às boas práticas de gestão de resíduos em todo o país.

A iniciativa teve grande adesão da população, e as tendas do projeto em Cuiabá e Várzea Grande receberam mais de 14 mil quilos de diversos resíduos recicláveis que permitiram a arrecadação de mais de 14 mil quilos de diversos resíduos recicláveis e geraram mais de R$ 5 mil reais para ONGs e instituições.

Parceiros

Estão entre os parceiros do projeto o Instituto Lixo Zero Brasil, Tudo Se Transforma, Lebrinha e Comper; as empresas Canaã Recicláveis, Ecodescarte, Central de Reciclagem e Biomavi Reciclagem são as responsáveis pelas coletas, reciclagem e doações. O projeto também tem apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Se ficou com dúvida, clique aqui e saiba o que pode descartar no Ecoponto Lixo Zero.

Texto: Maria Clara Souza

Fotos: Osnar Couto

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555