Fiemt e IEL iniciam pesquisa sobre prioridades para desenvolver a indústria de MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt e IEL iniciam pesquisa sobre prioridades para desenvolver a indústria de MT

13/05/2022 - 11h12
l
A rodada de pesquisas vai levantar as prioridades
de investimentos e políticas públicas para o setor.

Durante a programação do Fórum da Indústria realizado na quarta-feira (11), em Sinop, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o IEL MT iniciaram a rodada de pesquisas com indústrias para levantar as prioridades de investimentos e políticas públicas para o setor para 2023 - 2026. O documento, resultado de um amplo debate de diversas regiões do estado, trará as demandas com potencial impacto significativo no ambiente de negócios, na atividade cotidiana das empresas e na economia estadual de maneira geral. 

De acordo com a gerente executiva IEL MT, Fernanda Campos, o objetivo primordial é contribuir na construção de uma indústria mais dinâmica, desenvolvida e competitiva. Trata-se de um importante documento que será entregue para os futuros candidatos a governador do estado, inicialmente, e encaminhado aos presidenciáveis para que possa auxiliá-los no entendimento das dificuldades e necessidades do setor. 

“Queremos saber: o que está impedindo a indústria de desenvolver, o que que o governo pode fazer para facilitar e aumentar o desenvolvimento desse negócio?”, exemplifica.

Para alcançar o escopo, além de Sinop, estão previstas rodadas de conversa e pesquisa qualitativa em Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá, com convidados estratégicos de diversos setores como madeireiras, mineração, frigoríficos, biodiesel. A expectativa é de que, depois da fase de análise, tratativas e compilação de dados o documento seja finalizado no mês de julho. 

Agenda ampla

l
Além de Sinop, estão previstas rodadas de pesquisa
qualitativa em Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.

Educação básica, mão de obra, qualificação, logística de transporte, infraestrutura rodoviária e ferroviária, pavimentação de rodovias e segurança jurídica estão entre as principais demandas levantadas nesta primeira etapa em Sinop.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Wilson José Volkweis, destacou que são diversos gargalos que precisam ser resolvidos. “Precisamos melhorar a educação, desde a base, qualificar mão de obra para educar para o mercado de trabalho. Também temos que tratar de meio ambiente, discutir manejo florestal sustentável, projetos não apenas para as indústrias de base florestal, mas para todo o segmento industrial”, pontuou.

De acordo com ele, as questões são urgentes e merecem atenção. “Temos sérios problemas de logística, temos fluxo pesado transporte na BR 163, dependemos dela e precisamos da duplicação. Governos prometem fazer e estamos aguardando, mas isso não pode demorar mais”.

Entre os temas que integram a agenda mais ampla, que buscam estimular a produtividade da indústria e aumentar a competitividade no período, estão segurança jurídica, eficiência do estado, governança e desburocratização, educação, recursos naturais e meio ambiente, tributação, entre outros. Ao todo, são nove eixos estruturantes, que fazem parte do documento Prioridades da Indústria.

Fórum da Indústria

O Fórum da Indústria tem como foco principal se tornar um espaço para diálogo, conexão e troca de experiências das cadeias produtivas de Mato Grosso.

Confira a programação completa.

Texto e fotos: Viviane Saggin/Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555