Estudantes de escolas públicas de Cuiabá visitam unidade recolhimento de materiais recicláveis da Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Estudantes de escolas públicas de Cuiabá visitam unidade recolhimento de materiais recicláveis da Fiemt

21/06/2022 - 17h26
Ecoponto Lixo Zero
Alunos participaram de palestras visando estimular
a educação ambiental e descartar materiais recicláveis

Cinquenta estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) e Escola Cívico Militar (ECIMC) Dejani Ribeiro Campos, de Cuiabá, estiveram na sede Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) para conhecer o Ecoponto Lixo Zero Fiemt.

Na visita, realizada nesta terça-feira (21.06), os alunos participaram de palestras visando estimular a educação ambiental e aprenderam na prática como descartar os materiais recicláveis. Além disso, também receberam uma muda de árvore do Projeto Verde Novo, do Tribunal de Justiça, para o plantio consciente.

João Eduardo Fernandes, de 11 anos, entendeu que jogar lixo no chão traz grandes prejuízos para o meio ambiente. As lições aprendidas durante a visita, segundo ele, serão repassadas para toda a família. “Entendi que devemos manter a cidade limpa e que o plantio de árvore é importante”.

Fiemt inaugura Ecoponto para recolher resíduos recicláveis; valor arrecadado será doado para instituições filantrópicas

Para o professor Wesley Guimarães, a didática apresentada desperta a conscientização dos estudantes. “É necessário provocar esse despertar em temas relevantes como a educação ambiental”.

Ecoponto Lixo Zero
Didática apresentada desperta a conscientização

A coordenadora de Competividade e Sustentabilidade da Fiemt, Ribenildes Souza, explica que o Ecoponto Lixo Zero da instituição foi inaugurado em maio deste ano, mês de comemoração da indústria, com o intuito de aprimorar e consolidar as melhores práticas ambientais no Sistema Fiemt, além de estimular e conscientizar os funcionários e a comunidade em geral quanto a importância da separação e o descarte correto de resíduos sólidos. “Todo o material arrecadado é direcionado para entidades sociais que se beneficiam com a reciclagem”.

O projeto Ecoponto Lixo Zero é idealizado pela startup Teoria Verde e conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle) e demais entidades públicas e privadas.

Serviço

Ecoponto Lixo Zero

O Ecoponto Lixo Zero Fiemt está localizado no prédio da instituição, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, em Cuiabá.

O espaço funciona como um ponto de coleta de resíduos recicláveis que tem como objetivo diminuir os impactos negativos ao meio ambiente e estimular a educação ambiental. Ele está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Dentre os ítens que poderão ser descartados no ponto de coleta estão óleo de cozinha, papéis, jornais, revistas, caixas, papelões, eletroeletrônicos, tampas, potes de alimentos, garrafas de água, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, latas de alumínio, PVC, tubos, canos, molduras de quadros, copos e embalagens.

Clique aqui e saiba o que você pode entregar no Ecoponto do Sistema Fiemt

Texto e fotos: Vivian Lessa - Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555