Segurança de dados: Brasil registra 950% de aumento em tentativas de ataques cibernéticos
O Brasil registrou em 2021 cerca de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos as redes de computadores, sistemas e servidores. Esse número representa o aumento de 950% em relação ao ano de 2020, em que foram registradas 8,5 bilhões tentativas de invasões.
O número de ataques sofridos pelo Brasil (88,5 bilhões) representa 30% das invasões registradas em todos os países da América Latina e Caribe (289 bilhões). Os dados foram encontrados no relatório produzido pela Fortinet, empresa que desenvolve softwares de cibersegurança.
O relatório também evidenciou que o Brasil foi o principal alvo de um dos maiores ataques de DDoS da história. A invasão DDoS tem objetivo de deixar um servidor ou serviço indisponível, fora do ar. O hacker se aproveita dos limites de capacidade do serviço online e bombardeia o servidor, deixando-o sobrecarregado.
Em relação aos dados de 2022, a Apura Cyber Intelligence registrou só em janeiro, o vazamento na internet de dados superior a 223 milhões de pessoas.
De acordo com o diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso - Fatec Senai MT, Valdir Souza Junior, para uma empresa permanecer no mercado é imprescindível o investimento em profissionais com expertise no assunto. Os dados da empresa precisam estar em segurança.
“Só com profissionais qualificados os dados da sua empresa e de seus clientes estarão seguros. A cibersegurança abre oportunidades para profissionais de diversas áreas e os que possuem uma especialização assumem o protagonismo na carreira”, disse Souza.
A Fatec Senai MT oferece o MBA em Cybersecurity e Governança em Tecnologias da Informação que forma profissionais para atender a demanda das empresas no estado. O MBA tem duração de dois anos com a carga horária de 360 horas. As inscrições estão abertas até 15 de julho. Mais informações pelo telefone: 3612-1712.
Texto: Amanda Simeone / Senai MT
Confira a entrevista do diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso - Fatec Senai MT, Valdir Souza Junior, sobre o assunto: