Mato Grosso coleciona crescimentos acima da média nacional na produção industrial

11/07/2022 - 16h22
índice foi impulsionado pelo comportamento positivo dos setores de produtos alimentícios
MT também obteve, em maio, o segundo melhor resultado
entre as demais unidades da federação. Foto: Divulgação

A produção industrial em Mato Grosso teve o melhor desempenho nacional no acumulado deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Um levantamento feito pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um avanço de 23,3%. 

O índice foi impulsionado pelo comportamento positivo dos setores de produtos alimentícios e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Bahia (8,9%), Rio de Janeiro (5,2%), Amazonas (2,1%) e Goiás (0,9%) também tiveram resultados positivas. Já os demais estados brasileiros pesquisados pontuaram com índices negativo, influenciado a redução na produção nacional em -2,6%. 

Quando se compara a maio de 2021, Mato Grosso também obteve, em maio desse ano, o segundo melhor resultado entre as demais unidades da federação. O crescimento foi de 22,8%. Neste período, a Bahia esteve na liderança com 26% de elevação. 

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, ressalta a importância do setor para a economia e geração de empregos. “As indústrias alimentícias representam 70% do Produto Interno Bruto Industrial do Estado. Como tudo está interligado, se esse segmento vai bem, toda a economia segue em crescimento”.

Na comparação entre os meses de abril e maio, contribuindo para o avanço de 0,3% na indústria nacional, Mato Grosso teve também o segundo melhor desempenho (4,6%), atrás somente do Amazonas (6,6%). 

“Já havíamos observado no mês de abril um saldo positivo na produção de fabricação de bebidas, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e minerais não metálico, e fabricação de produtos alimentícios. Uma importante contribuição para a indústria nacional”, destacou o gerente de economia da Fiemt, Pedro Máximo.

Texto: Vívian Lessa / Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555