Instituto Ação Verde realiza exposição com arrecadação em prol do Pantanal
Com objetivo de arrecadar recursos para a campanhas em benefício aos animais do pantanal mato-grossense - um bioma rico em biodiversidade de fauna e flora e que tem sofrido com as queimadas nos últimos anos, o Instituto Ação Verde realiza uma exposição de obras de artes de artistas de Mato Grosso. O evento é gratuito para visitação e acontece no piso 2 do Pantanal Shopping, das 10h às 22h, até o dia 31 de julho.
Ao todo, estão expostas 24 obras de artistas locais, incluindo esculturas, desenhos e técnicas em aquarela com temas que remetem a cultura mato-grossense. As peças variam entre R$ 100 a R$ 1 mil.
Uma das obras disponíveis é Seminário da Conceição e Igreja Bom Despacho, do artista Osvaldo Paris, que segue a técnica de desenho em nanquim colorido com aquarela. Já Odete Venancio utilizou em seu quadro Viola de cocho e chita a técnica acrílica. Além de desenhos e pinturas, a mostra é composta por peças esculpidas e trabalhadas em madeira. É o caso do artista Jonas Correia que produziu a obra Arara Azul.
Participam ainda da iniciativa os artistas Olímpio Bezerra, Cherle Pimenta, Valdemar de Souza, Tânia Pardo, Valques Pimenta, Ademar dos Santos, entre outros.
O Instituto atua na divulgação, sistematização e incentivo as ações socioambientais do Sistema Produtivo do Estado de Mato Grosso desde 2007 e tem a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e o Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool MT) como mantenedores.
O presidente do Instituto Ação Verde e diretor da Fiemt, Adilson Valera, ressalta que as doações das obras dos artistas demonstra sensibilidade e um sinal que a sociedade quer e precisa ter gestão da flora e fauna do pantanal mato-grossense. "A credibilidade dos parceiros agregou renomados artistas à iniciativa e com os recursos arrecadados poderemos ajudar”, afirma Valera, ressaltando que o Instituto está atuando como um instrumento facilitador.
Conheça mais sobre o Instituto Ação Verde Aqui.
Texto: Vívian Lessa / Fiemt