15 anos: Instituto Ação Verde apresenta plataformas que auxiliam a gestão e produção sustentável
Foto:Ascom/Aprosoja MT
Para comemorar 15 anos de atuação, o Instituto Ação Verde apresentou nesta sexta-feira (19.08) as plataformas de regularização, mensuração e gestão de ativos ambientais. O encontro, realizado em Cuiabá, reuniu produtores, empresários, representantes da indústria e profissionais que atuam em áreas de sustentabilidade produtiva.
Os convidados conheceram a atualização do Mapa do CAR (Cadastro Ambiental Rural), a Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE/MT) e a Inova CPR Verde (Cédula de Produto Rural), ferramentas que buscam facilitar a produção sustentável.
“Desde sua criação, o Instituto Ação Verde evoluiu consideravelmente, e seguimos com a missão de preservar o meio ambiente promovendo a produção sustentável aliada à tecnologia. Estamos no caminho de fazer esses ativos ambientais virarem negócios, gerarem oportunidade e benefícios para muitas pessoas”, disse o presidente do instituto, Adilson Valera.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), uma das mantenedoras do Instituto, Gustavo de Oliveira, destacou que o conceito da criação do instituto ganha novos rumos. “Não se sabia, há 15 anos, o que hoje se sabe sobre sustentabilidade. Mato Grosso sai mais uma vez na frente dos resultados efetivos que trazem de fato benefícios para a sociedade”.
Conforme ele, as ferramentas atualmente implementadas são exemplos de como as tecnologias aliadas às novas técnicas podem contribuir para esse cenário de produção
Foto: Ascom/Aprosoja MT
sustentável. “Mato Grosso tem áreas maiores que muitos países desenvolvidos no mundo e um potencial gigantesco. O instituto existe para apoiar o setor produtivo, governo e toda a sociedade”, pontuou.
Para a gerente de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Marlene Lima, os bons frutos colhidos, até então, são resultados da parceria de todos os envolvidos. “Nós precisamos continuar agregando esforços. Não é só industrializar, comercializar e produzir. Somos cobrados por mantermos um modelo sustentável nos negócios”.
Ela destaca que as plataformas apresentadas trazem segurança jurídica, principalmente para o produtor. “O sistema é muito complexo. Cada dia, ele tem um dinamismo gigante e essas ferramentas dão continuidade, serenidade, agilidade e principalmente credibilidade em todo o processo”.
A diretora executiva do Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool MT), Lhais Sparvolli, lembrou que nesse período de evolução do instituto, a produção de etanol de milho teve expansão, ao mesmo tempo em que a produção de etanol de cana-de-açúcar precisou investir em tecnologia para não perder a competitividade. “O setor gera etanol, energia e empregos, além de propiciar um ambiente melhor, investindo na sociedade com mudanças realmente estruturantes”.
Foto: Ascom/Aprosoja
Ferramentas
O Mapa do CAR é um sistema de desenho de mapa para cadastro ambiental rural, que oferece diversas bases geográficas e imagens de satélite como referência. A ferramenta busca aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural com o objetivo de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema MT).
Instituto Ação Verde: 15 anos promovendo projetos sustentáveis para Mato Grosso
A Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE/MT) facilita o acesso das empresas aos projetos desenvolvidos para mitigação de mudanças climáticas, fornecendo um serviço que garante transparência, confiabilidade, rastreabilidade e credibilidade para os créditos de carbono transacionados.
Já a Inova CPR é uma plataforma de mensuração e ativos ambientais para emissão de Cédula de Produtor Rural (CPR) Verde. É um sistema desenvolvido para facilitar a negociação dos ativos ambientais da propriedade rural, bem como fazer a gestão dos compromissos assumidos nesse título.
Outras iniciativas
O Instituto Ação Verde é mantido pela Fiemt, Aprosoja e Sindalcool e desenvolve iniciativas como o projeto Verde Novo para recuperação e preservação de matas ciliares e dos principais rios de Mato Grosso, e Educação Verde que propõe ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir consciência, conhecimento e comportamento ambiental.
Texto: Vivian Lessa | Fiemt