Número de empresários comprometidos com inovação tem aumento de 264% em MT
Inovação é uma solução fundamental para a sustentabilidade e permanência das organizações no mercado. Antes, o que significava uma ação arrojada, fato isolado ou diferencial em determinada empresa, agora faz parte dos requisitos de excelência nas culturas organizacionais inovadoras em todo o mundo.
De acordo com definições de dicionários, a palavra inovação é oriunda do termo em latim innovatio, que faz referência a criação de algo novo, ideias ou objetos que são criados e não se identificam com os padrões anteriores.
Partindo para o ecossistema de inovação no Brasil com reflexo direto na região centro-oeste, de acordo com o relatório de gestão de participantes elaborado pelo Prêmio Nacional de Inovação (PNI), o Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso Tech Hub registrou um aumento de 264% no número de empresários comprometidos e atuantes no ecossistema de inovação nos últimos dois anos.
No mesmo período, foi possível evidenciar um aumento de 25% na quantidade de investidores que atuam com inovação no estado. Além do acréscimo de investidores, o volume total de recursos aportados nas empresas e instituições do ecossistema de inovação também teve aumento no mesmo período.
Ainda nos últimos anos, foi possível identificar um acréscimo superior a 30% nos instrumentos e mecanismos do ecossistema de inovação e com isso, houve contribuição para alavancar novos negócios e startups.
De acordo com a coordenadora de Inovação do Instituto Senai, Elena Paiva, o relatório ainda apontou que a unidade foi procurada por organizações para desenvolver projetos de inovação. “Esses projetos de inovação poderão servir para um programa permanente de investimentos em startups e com isso, a quantidade de empresas realmente atuantes no ecossistema de inovação entraria em outro patamar em Mato Grosso”, pontua.
Para ampliar o debate sobre o tema, a Semana de Inovação de Mato Grosso (SIMT) foi criada em 2021 com o objetivo de debater ideias inovadoras e tecnológicas, nas mais diversas áreas, com potencial para serem desenvolvidas no estado.
“Partindo para o ecossistema de inovação na região centro-oeste, temos muito o que fazer com o objetivo de desenvolver a atuação da inovação nas organizações. O fomento de iniciativas contribui para o aumento de produtividade pelo setor econômico, além de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso”, aponta o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Anderson Domingos.
Neste ano, a 2ª edição da SIMT será realizada na próxima semana, entre os dias 19 a 23 de setembro, com a finalidade de auxiliar no fortalecimento e na unificação de estratégias do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Semana da Inovação de Mato Grosso
O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro na sede da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai), na Av. XV de Novembro, nº 303 - bairro porto em Cuiabá, com inscrições gratuitas que podem ser feitas aqui.
O encontro deve reunir cerca de 2 mil pessoas durante os cincos dias de palestras, conexões, workshops e oficinas. A programação conta com 40 palestrantes como a Ceo na Wakanda, Karine Oliveira, a professora e Top Voice LinkedIn, Vitor Martins, o Co Founder Angel Investidor Club, Fernando Seabra e o radialista da CBN, Teco Medina.
"Nesta edição, 30 instituições em conjunto com representantes da sociedade civil somam forças em prol da inovação. A semana demonstra que processos inovadores e tecnologias apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios do setor produtivo", reforça o especialista em inovação do Instituto Senai de Tecnologia, Lucas Bernardino.
Os debates, workshops, rodadas de mentorias, exposições de conteúdo, mostras científicas e de negócios que acontecerão durante a SIMT auxiliam na promoção de debates e conexões de negócios. Clique aqui e confira a programação completa.
Entre os realizadores da Semana da Inovação estão: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Seciteci, Seplag, AgriHub, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS), Sinova, Cuiabá Legal Hackers e a Digoreste Startups. E conta com o apoio da Colaborama, IDEA, PMUNDO Hub, Blockmeet, IPOG, Wellbe, Prefeitura de Várzea Grande, PROFNIT, FIELDPRO, LIDE-MT, MTI, Rota Oeste, Titânia e MT Print.
Texto: Amanda Simeone / Senai MT