Fiemt realiza evento para discutir sucessão familiar nos negócios - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt realiza evento para discutir sucessão familiar nos negócios

22/09/2022 - 11h38
sucessao
Evento será na próxima terça-feira (27.09), às 19h

Criar um negócio e vê-lo ser passado de geração a geração é quase sempre o objetivo do empreendedor, o problema é que muitas vezes esse processo não é tão simples e requer planejamento. O assunto, que será abordado em uma palestra promovida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Programa Sócio Indústria, na próxima terça-feira (27.09), às 19h, é delicado mas tem urgência para ser debatido. Inscreva-se gratuitamente aqui

Há pelo menos 10 anos, dos 24 anos de fundação da empresa, Ailton Ferreira da Silva planeja fazer a sucessão do negócio para seu filho, Leonardo Almeida. Eles são proprietários de uma panificadora, em Rondonópolis. “Quando eu montei a padaria meu filho tinha menos de um ano de idade. Agora, ele já trabalha comigo na operação, é meu braço direito, e muitas coisas que eu fazia já estão sendo realizadas por ele”, lembra.

No entanto, o empresário admite que ainda não há planejamento para a transição do negócio. “Entendo sim que é preciso se planejar. A gente coloca o filho dentro da empresa e ele vai aprendendo vários processos. Só que a sucessão familiar envolve questões jurídica e outras coisas que não sabemos como proceder. É preciso sim a ajuda profissional e conhecimento”.

O assunto Planejamento Sucessório e Patrimonial será ministrado por um dos advogados mais reconhecidos no Brasil pela atuação em trabalhos voltados para a área, Rafael Lacerda, sócio fundador da Lacerda Diniz Sena Advogados.

O palestrante irá apresentar, entre outros assuntos, exemplos práticos de empresas que passaram por situações que envolvem questões familiares e a tomada de decisões que resultaram em sucesso e fracasso de empresas. “A sucessão não tem receita pronta e é um processo demorado. É preciso discutir os pontos até que todos fiquem confortáveis, conciliando a maioria dos interesses e gerando o melhor projeto para a família”, pontua Lacerda.

O superintendente da Fiemt, Mauro Santos, destaca a importância do tema para a continuidade das empresas instaladas no estado. “É crucial entender o assunto. A transferência de patrimônio precisa ser realizada de maneira tranquila e segura, sem problemas com processos legais, impostos ou mesmo discussões e desacertos familiares”.

O palestrante

Sócio fundador da Lacerda Diniz Sena, com mais de 25 anos de experiência na advocacia corporativa/empresarial, tendo atuado em grandes operações de M&A (Mergers and Acquisitions) e reestruturações societárias e tributárias.

Um dos advogados mais reconhecidos no Brasil pela sua atuação em trabalhos voltados para planejamentos patrimoniais e sucessórios, além de implementação de planos de governança corporativa e familiar. Graduado em direito pela UFMG, possui MBA’s em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University (USA).

Serviço:

Palestra Planejamento Sucessório e Patrimonial, com Rafael Lacerda
Data: 27 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Federação das Indústrias (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo)
Inscrições gratuitas aqui.

Texto: Vívian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555