Fiemt participa da maior feira de alimentos do mundo
Empresários brasileiros estão em Paris, na França, para a Missão Comercial SIAL Paris 2022. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai apresentar o mercado francês, conduzir os interessados pela maior feira de alimentos e bebidas do mundo – SIAL Paris e proporcionar rodadas de negócios entre os brasileiros e compradores internacionais, entre os dias 14 e 19 de outubro.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, o diretor Regional do Senai MT, Carlos Braguini, e o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, também participam da delegação.
A Missão Comercial começou nesta sexta-feira (14.10) com apresentação das oportunidades que brasileiros tem na Europa. Especialista da VSV Euroglobal trouxe detalhes das tendências “Farm to Fork”, “Free From” e “Plant Based”.
O grupo recebeu o especialista em mercados internacionais da VSV Euroglobal Ernani Augusto Ferreira Vidor, que apresentou o workshop O mercado europeu de alimentos e bebidas: oportunidades para o Brasil.
Vidor trouxe o panorama de negócios com a Europa, principalmente com as cinco maiores economias do continente (Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos) e pontuou quais são os itens mais importados por esses países oferecidos pelo Brasil.
Além disso, o especialista destacou a estratégia Farm to Fork (Da Fazenda ao Garfo, em tradução livre), muito usada pelos europeus desde 2020, que reúne um conjunto de metas e ações de estímulos a padrões sustentáveis na cadeia agroalimentar: plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo.
Outra tendência são os alimentos Free From, que são “livres de” ingredientes como glúten, açúcar, lactose e geneticamente modificados (OGM).
Visitas a SIAL e rodadas de negócios são programas dos próximos dias
Até o dia 19 de outubro, a Missão Comercial SIAL Paris 2022 promoverá visitas guiadas na SIAL Paris e em mercados referência na França, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e compradores internacionais. A comitiva é composta por mais de 100 brasileiros e a missão pode render mais de R$200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes.
Informações: Agência CNI