Fiemt participa da COP27 e apresenta estratégias e soluções para crise climática - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt participa da COP27 e apresenta estratégias e soluções para crise climática

10/11/2022 - 08h20
COP27
Indústria brasileira é considerada uma das mais competitivas
do mundo quando se fala em sustentabilidade. Divulgação

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) participa da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que ocorre de 6 a 18 de novembro, no Egito. O presidente da Federação, Gustavo de Oliveira, integrará delegação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

O setor industrial vai apresentar a estratégia de sustentabilidade que tem contribuído para o Brasil avançar em direção a uma economia de baixo carbono, orientada por tecnologias limpas e processos produtivos mais eficientes, mostrando iniciativas concretas para enfrentar a crise climática global. 

A indústria brasileira é considerada uma das mais competitivas do mundo quando se fala em sustentabilidade e emissões de gases de efeito estufa (GEE). O setor vem atuando com grande protagonismo para acelerar a implementação de estratégias, programas e tecnologias que contribuem para que o Brasil avance nas metas estabelecidas no Acordo de Paris.

No dia 16 de novembro, às 14h, Gustavo de Oliveira fará a mediação de um painel no Brazilian Industry Day, evento organizado pela CNI no qual serão debatidos os pilares da economia de baixo carbono para a indústria: transição energética, precificação do carbono, economia circular e conservação das florestas. 

No dia 15, a CNI também promove o “Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono”, proporcionando um ambiente de debates e troca de informações entre as representações empresariais brasileiras e estrangeiras, instituições financeiras e executivos. 

O setor industrial de Mato Grosso também estará representado na COP por meio do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool). O Vice-presidente da Fiemt e presidente de Sindicato, Silvio Rangel, foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente para ser painelista no evento “Perspectivas para a bioenergia no Brasil”, que acontece no dia 11 de novembro, às 15h, no espaço Brasil da COP. Ele será representado pela diretora Executiva do Sindalcool, Lhais Sparvoli. 

O etanol tem um papel relevante na agenda de transição energética mundial. O Brasil é o segundo maior produtor mundial e Mato Grosso o terceiro maior produtor do país. Conforme dados do setor, o etanol utilizado em transportes evita a emissão de 550 milhões de toneladas de CO2 ao substituir a gasolina. As atividades de produção do combustível ocupam apenas 4,5% da área territorial do Brasil e empregam mais de 2 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Na edição passada da Conferência, a COP 26, que aconteceu em Glasglow, a Fiemt também teve destaque apresentando inciativas sustentáveis da indústria de reciclagem e de base florestal, cases de sucesso da indústria mato-grossense na contribuição para uma economia de baixo carbono e desenvolvimento econômico-social.

Texto: Ana Rosa Fagundes | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555