Fiemt recebe Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões 2021 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt recebe Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões 2021

10/11/2022 - 09h20
balanço energético MT
Publicação é um instrumento fundamental para o
planejamento  energético regional. Foto: Divulgação

Pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) entregaram, na tarde de quarta-feira (09), na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões – 2021. A comitiva foi recebida pelo vice-presidente da Federação Silvio Rangel.

Acesse o relatório

De acordo com o documento, Mato Grosso é destaque na produção de energia renovável, com as fontes oriundas de investimentos na geração de etanol de milho, energia hidráulica e produção de etanol hidratado e anidro.

Outro destaque do estudo foi a produção de energia primária entre os anos de 2010 e 2020 que triplicou. Passando de 2,8 milhões toneladas equivalentes de petróleo (tep), para 7,4 milhões. Enquanto o Brasil produziu 74% de sua energia elétrica por fontes renováveis, Mato Grosso atingiu 94% e exportou 60% da energia elétrica produzida em 2020.

O Balanço Energético, com ano base em 2020, apontou ainda que investimentos e incentivos em Mato Grosso, iniciados na atual gestão estadual, em plantas de produção de etanol de milho, de biogás, em energia solar fotovoltaica e em operações de hidrelétricas, entre outros, vem duplicando a oferta de energia, sendo possível explorar 50% do potencial de 21. 000 MW de energia elétrica.

A sua publicação é um instrumento fundamental para o planejamento energético regional, na definição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor e fonte confiável de informações a investidores e empresários que desejam se instalar no estado, com a garantia de sustentabilidade na instalação de suas plantas industriais. 

balanço energético

A equipe da Sedec e o Governo do Estado estudam a possibilidade de criação de políticas públicas que visem explorar, de forma sustentável e eficiente, os recursos energéticos renováveis disponíveis, bem como melhorar a eficiência da geração e distribuição de energia nas mais diversas regiões do estado, reduzindo as perdas no processo e garantindo a utilização dos recursos naturais disponíveis, hoje e no futuro. 

“Estudos setoriais que venham agregar valor no planejamento do estado serão sempre bem-vindos para a indústria e demais segmentos da economia. Este balanço é fundamental para o conhecimento das relações energéticas e socioeconômicas e para o planejamento energético, que subsidia as políticas públicas na área de energia”, destacou Silvio Rangel.

O balanço por mesorregiões disponibiliza informações, como oferta e consumo, recursos energéticos primários e secundários – renovável ou não –, importação e exportação, matéria-prima e comércio de energia, entre outros. O estudo está disponível na íntegra para consulta.

Com informações Sedec-MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555