Agroindústria: Fiemt participa de evento da Frente Parlamentar da Agropecuária
O vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, participou nesta terça-feira (22.11) do “Encontro de Lideranças - Perspectivas 2023", evento realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para dar boas-vindas aos novos parlamentares eleitos e apresentar a pauta do agronegócio no Congresso Nacional.
A indústria de Mato Grosso tem se destacado nas atividades ligadas à cadeia do agronegócio e a intenção da Fiemt é fortalecer esse setor no estado, desenvolvendo a indústria e gerando desenvolvimento para a sociedade. “Pelas nossas características de produção de alimentos, a agroindústria é uma vocação da nossa região, um setor que já vem crescendo e onde ainda temos uma grande oportunidade de desenvolvimento, por isso é importante que as entidades representativas desses setores estejam alinhadas”, disse Silvio Rangel.
Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a indústria de Mato Grosso foi a que mais cresceu no país em 2022. No acumulado de janeiro a setembro, as empresas mato-grossenses aumentaram 25,7% a produção industrial. Enquanto isso, a média nacional teve saldo negativo 1,1%.
Esse crescimento é puxado pela produção alimentícia, como carnes de bovinos congelados, extração de soja, peles, couros e rações para animais e também produção de etanol e biodiesel.
Presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão aproveitou a oportunidade para convidar a Fiemt, por meio do Conselho da Agroindústria, a fazer parte do instituto, que tem a missão de representar a cadeia agropecuária brasileira junto às três esferas do poder e divulgar informações de interesse do setor para toda a sociedade.
Texto: Ana Rosa Fagundes/Presidência Sistema Fiemt