Jogos da Copa: Sesi orienta sobre segurança dos trabalhadores nas indústrias - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Jogos da Copa: Sesi orienta sobre segurança dos trabalhadores nas indústrias

23/11/2022 - 09h54
Copa do Mundo trabalho seguro
Objetivo é alertar, prevenir acidentes e deslizes que prejudiquem
o trabalhador e o andamento das atividades. Foto: Divulgação

Tradicionalmente, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, algumas empresas liberam seus colaboradores para assistirem aos jogos que ocorrem durante o expediente de trabalho. Já as que não podem parar, definem as regras de funcionamento e intervalo. Independente da decisão da gestão, e apesar de ser um momento de alegria e descontração, a segurança do trabalhador não pode ser deixada de lado, sendo necessário ficar atento ao comportamento para evitar acidentes.

Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso orienta, por meio de campanha (Confira as dicas), as indústrias e seus colaboradores sobre os cuidados básicos, oferecendo dicas de segurança, tanto no ambiente de trabalho como fora dele. “O objetivo é alertar, prevenir acidentes e deslizes que prejudiquem o trabalhador e o andamento das atividades”, pontua o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim.

A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Gabriela Laurito, destaca que vale torcer com responsabilidade, aproveitando o espírito esportivo para compartilhar momentos agradáveis com os colegas de trabalho.

Para quem for liberado do trabalho e for se deslocar, a dica é ter atenção com o trânsito, que nesse período costuma ficar mais agitado. Já para quem não for liberado das atividades e em seu posto de trabalho existir riscos de acidentes, é preciso redobrar os cuidados e não ligar celular para assistir jogos. “Após as partidas tenha atenção no retorno à operação de máquinas, pois o preço do descuido pode ter consequências sérias como um acidente”, alerta.

Outro ponto de atenção são os fogos de artifício. Segunda Gabriela, além de incomodar crianças, idosos e os animais de estimação, a prática pode causar acidentes e prejudicar a audição. “Além disso, uma dica muito importante: Marque um golaço com a sua saúde! Se beber, não dirija!”, finaliza.

Expediente

Na indústria Prol Móveis de Aço, nesta primeira fase, os mais de 100 colaboradores irão curtir os jogos fora do ambiente de trabalho. A decisão da empresa foi pela liberação dos trabalhadores com compensação de horas durante a semana.

Copa do Mundo trabalho seguro
Apoio e orientações sobre as melhores práticas durante um
evento que é esperado por toda a população. Foto: Divulgação

“Sabemos que a Copa do Mundo é um momento histórico para o brasileiro apaixonados pelo futebol. Mas vale ressaltar a importância de promover o ambiente de trabalho seguro, portanto não podemos descuidar. Queremos que todos fiquem bem, para festejarmos juntos a vitória do Hexa”, declara a torcedora e gerente de Recursos Humanos da empresa, Edilaine Leite, ressaltando que vale a dica para quem estiver na linha de produção: utilize os equipamentos de segurança, não use aparelhos celulares, isso pode te distrair e causar acidentes.

Já na Plastibras, os 170 funcionários estarão em seus postos de trabalho. De acordo com o diretor Adilson Ruiz, a empresa como todo funcionará normalmente. “A decisão foi tomada devido à necessidade de produção voltada para as encomendas de fim de ano e pela aproximação do período de férias coletivas. Vamos torcer, vibrando pelo Brasil, produzindo e buscando sempre gerar desenvolvimento”, pontua o empresário, destacando que as regras de segurança serão mantidas.

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, informa que as indústrias têm preparado ambientes dentro das suas plantas e orientações aos funcionários para os dias de jogos. “O Sesi tem orientado sobre como proceder é também sobre como retornar ao ambiente de trabalho de maneira segura, depois de toda a emoção que os brasileiros sempre sentem em jogos da seleção. Apoio e orientações sobre as melhores práticas durante um evento que é esperado por toda a população e, claro, especialmente pelos profissionais da indústria que vão torcer muito pela nossa seleção”.

Brasil na Copa

Neste ano, as primeiras partidas da seleção brasileira ocorrem em horário comercial: o Brasil enfrenta a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16 horas. No dia 28 de novembro, a partida será contra a Suíça, às 13 horas, e no dia 02 de dezembro, o jogo acontece às 16 horas.

Se a seleção avançar, é possível que jogue mais cinco dias, que podem ser nas fases de oitavas de final, no dia 5 ou 6 de dezembro, às 16h; de quartas de final, nos dias 9 ou 10 de dezembro, às 12h; e na semifinal, no dia 13 ou 14, às 16h. Há ainda o jogo que define o terceiro lugar da competição, no dia 17, às 12h, e a final, no dia 18, também às 12h.

Clique no link e compartilhe nossas dicas de segurança:  https://sesi.mt/SST

Texto: Viviane Saggin | Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555