Sinduscon Sul MT realiza palestra sobre metodologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM) - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sinduscon Sul MT realiza palestra sobre metodologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

08/12/2022 - 15h57
SINDUSCON
BIM é tema extremamente importante para o setor
Foto: Assessoria Sinduscon Sul MT

O método BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção foi tema de um evento realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT). A iniciativa marca a 1ª edição do SINDUSCONnect, evento técnico voltado para profissionais do setor da construção. 

O presidente do Sinduscon Sul MT, Flávio Garcia Souza Junior, explica que o tema é extremamente atual e relevante para o setor da construção. “Uma palestra com uma importância muito grande, tanto em inovação, como para enfatizar a importância da utilização das ferramentas digitais”, disse. 

A palestra foi conduzida pela arquiteta e urbanista, Luciana Maria de Almeida Silva Ferreira. Ela destacou o conceito da metodologia BIM e fazendo uma relação com as principais tendências da construção, passando pelo roteiro básico para a implantação do conceito e seu conjunto de ferramentas nas empresas.

“O primeiro passo é conhecer, estudar e desvendar todos os aspectos técnicos do BIM, e desta forma conseguir se planejar. Começando com uma avaliação, para que consiga delinear ações, pois envolvem investimentos, envolve pessoas, agrega tecnologia e conhecimento técnico da equipe e da empresa, e então se preparar para poder concretizar esta virada de chave”, explicou.

A especialista elencou aos participantes algumas vantagens do BIM, que impactam diretamente nos métodos construtivos e também na gestão da empresa. “Já no projeto-piloto é possível mensurar a produtividade do projeto, a agilidade e a segurança da informação. É uma jornada”, concluiu.

Em Mato Grosso, segundo a Luciana Maria, algumas empresas já utilizam o BIM em diferentes graus de desenvolvimento, mas o setor no estado precisa acelerar no emprego do conceito para acompanhar a tendência nacional. 

Texto: Assessoria Sinduscon Sul MT


 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555