Presidente da Fiemt participa de posse do ministro da Indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Presidente da Fiemt participa de posse do ministro da Indústria

04/01/2023 - 13h56
silvio
Silvio Rangel ressalta necessidade de uma política
nacional de industrialização. Foto: Divulgação

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, esteve presente na cerimônia de posse do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nesta quarta-feira (04.11). 

Em discurso, Alckmin afirmou que a indústria brasileira precisa retomar o seu protagonismo e que a reindustrialização é essencial para o desenvolvimento do país. Também deu destaque ao tema agroindústria e sustentabilidade, com a criação de uma secretaria de economia verde, que atuará em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Para Silvio Rangel, a recriação do Ministério da Indústria é oportunidade para valorização e criação de políticas públicas que impulsionem o setor que sofre um processo de desindustrialização desde a década de 1980. A indústria de transformação representava 36% do PIB em 1985. Em 2021, a participação na produção nacional foi de apenas 11%.  

Silvio ressaltou que Mato Grosso tem se destacado neste cenário, com crescimento da produção industrial, puxada especialmente pela agroindústria, na produção de alimentos, carnes e bebidas, e biocombustíveis. Em 2022, o estado teve o maior crescimento de produção industrial do Brasil, enquanto a maioria dos outros estados apresentou resultado negativo.

Para o presidente da Fiemt, é preciso uma política nacional para que todo o país possa crescer. “A Confederação Nacional das Indústrias e as Federações estão prontas para contribuir com esse planejamento da retomada do crescimento. Nossas instituições já identificaram gargalos e saídas, é preciso vontade política para promover de fato e reindustrialização do país”, afirmou. 

Posse Alckmin
Cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e contou
com a participação do presidente Lula. Foto: Divulgação

A CNI já apresentou ao novo ministro  um Plano de Retomada da Indústria, um conjunto de 14 propostas para subsidiar ações dos 100 primeiros dias do novo Ministério, voltadas para a reindustrialização, e uma lista com 19 projetos prioritários em tramitação no Congresso Nacional.

As prioridades miram a transição energética para uma economia de baixo carbono, além da ampliação dos investimentos, do financiamento, da produção manufatureira, das exportações, da integração internacional e da inovação.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outros ministros do novo governo, integrantes da Justiça, embaixadores e políticos e empresários. Vice-presidente da Fiemt e deputado estadual de Mato Grosso, Carlos Avalone, também participou do evento.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555