Presidente da Fiemt participa de posse do ministro da Indústria
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, esteve presente na cerimônia de posse do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nesta quarta-feira (04.11).
Em discurso, Alckmin afirmou que a indústria brasileira precisa retomar o seu protagonismo e que a reindustrialização é essencial para o desenvolvimento do país. Também deu destaque ao tema agroindústria e sustentabilidade, com a criação de uma secretaria de economia verde, que atuará em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Para Silvio Rangel, a recriação do Ministério da Indústria é oportunidade para valorização e criação de políticas públicas que impulsionem o setor que sofre um processo de desindustrialização desde a década de 1980. A indústria de transformação representava 36% do PIB em 1985. Em 2021, a participação na produção nacional foi de apenas 11%.
Silvio ressaltou que Mato Grosso tem se destacado neste cenário, com crescimento da produção industrial, puxada especialmente pela agroindústria, na produção de alimentos, carnes e bebidas, e biocombustíveis. Em 2022, o estado teve o maior crescimento de produção industrial do Brasil, enquanto a maioria dos outros estados apresentou resultado negativo.
Para o presidente da Fiemt, é preciso uma política nacional para que todo o país possa crescer. “A Confederação Nacional das Indústrias e as Federações estão prontas para contribuir com esse planejamento da retomada do crescimento. Nossas instituições já identificaram gargalos e saídas, é preciso vontade política para promover de fato e reindustrialização do país”, afirmou.
A CNI já apresentou ao novo ministro um Plano de Retomada da Indústria, um conjunto de 14 propostas para subsidiar ações dos 100 primeiros dias do novo Ministério, voltadas para a reindustrialização, e uma lista com 19 projetos prioritários em tramitação no Congresso Nacional.
As prioridades miram a transição energética para uma economia de baixo carbono, além da ampliação dos investimentos, do financiamento, da produção manufatureira, das exportações, da integração internacional e da inovação.
A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outros ministros do novo governo, integrantes da Justiça, embaixadores e políticos e empresários. Vice-presidente da Fiemt e deputado estadual de Mato Grosso, Carlos Avalone, também participou do evento.
Texto: Ana Rosa Fagundes