Com apoio da Fiemt, Cuiabá tem nova Lei de Logística Reversa de embalagens em geral - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Com apoio da Fiemt, Cuiabá tem nova Lei de Logística Reversa de embalagens em geral

04/01/2023 - 16h01
reciclagem
No Brasil, o percentual mais usado é de 22% de logistica
reversa de seus resíduos
Foto: Divulgação

Com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o município de Cuiabá  agora tem uma nova Lei de Logística Reversa de embalagens em geral. O novo ordenamento jurídico, que envolve poder público, setor privado e toda sociedade no processo de reciclagem e reaproveitamento de embalagens e resíduos, foi publicado na Gazeta Municipal. Veja a Lei.

De autoria do vereador Mário Nadaf (PV), o projeto foi aprovado na Câmara Municipal no ano passado,  rejeitado pelo Executivo Municipal, mas teve o veto derrubado pelos vereadores em dezembro de 2022. 

A Fiemt e o Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle) e diversas empresas e entidades ligadas ao tema propuseram o debate para a alteração na lei considerando a necessidade de modernização e aplicabilidade das normas.

Pelo texto anterior, a meta para todas as indústrias e empresas era de se realizar pelo menos 50% de logística de reversa de seus resíduos. No Brasil, o percentual mais usado é de 22%. Com a nova lei aprovada, o índice será determinado de acordo com cada setor. 

A nova lei estabeleceu que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e poder público detêm a responsabilidade pela coleta, recebimento, reciclagem e destinação ambienta, adequada dos resíduos sólidos. Também considera a necessidade implemento da coleta seletiva e a valorização dos catadores, determinantes para acabar com lixões a céu aberto e descarte inadequado de lixo nas águas e no solo.

Para o presidente Sindirecicle, Rodrigo Crosara, para que esse processo funcione, é preciso considerar o princípio da responsabilidade compartilhada entre os setores privado e o público. “Com a aprovação desta lei, temos um grande avanço neste tema que trata não apenas de responsabilidade ambiental, mas também de desenvolvimento econômico e social, envolvendo toda a sociedade. Agradecemos imensamente o apoio dos vereadores e todos os envolvidos na construção e aprovação desta lei ”, afirmou.

Texto: Ana Rosa Fagundes | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555