Fiemt pede na Justiça que Receita Federal não cobre PIS/Cofins das indústrias - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt pede na Justiça que Receita Federal não cobre PIS/Cofins das indústrias

20/01/2023 - 09h46
imposto
O novo decreto pode ter efeito a partir de 90 dias
Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) entrou com um mandado de segurança coletivo na Justiça Federal, nesta quinta-feira (19.01), solicitando que a Receita Federal se abstenha de cobrar das indústrias mato-grossenses as alíquotas das contribuições PIS/Cofins incidentes sobre receitas financeiras.

A medida deve alcançar também as receitas financeiras decorrentes de operações realizadas para fins de hedge, obtidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não-cumulativa das contribuições,  conforme previsto no decreto 11.374/2023. 

O decreto editado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado garantia a redução das alíquotas de PIS/Pasep de 1,65% para 0,33% e da Confins de 7,60% para 1,65%. No entanto, o benefício foi revogado, por meio de decreto, pelo atual governo.

No entendimento jurídico da Fiemt, o novo decreto pode ter efeito a partir de 90 dias, já que ações tributárias devem obedecer princípio da anterioridade. 

Conforme a nota expedida pelo então presidente Hamilton Mourão, o decreto busca reduzir a carga tributária sobre as receitas financeiras das empresas que estão no sistema não cumulativo, liberando recursos para que estas possam expandir suas operações, fazer investimentos e criar novos empregos.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555