Nova diretoria da Fiemt toma posse e assume até 2026
Com a missão de conduzir a entidade que representa a indústria que mais cresceu no país em 2022, o empresário do ramo de bioenergia, Silvio Rangel, tomou posse como presidente da Federação das Indústrias de Mato (Fiemt) na noite de sexta-feira (03), em Cuiabá. A solenidade que abre o mandato da nova diretoria da entidade para o quadriênio 2023/2026 reuniu autoridades políticas e líderes do setor produtivo de Mato Grosso e do país.
Durante discurso, o novo presidente destacou os números de ascensão da indústria estadual que, nos primeiros 11 de meses de 2022, cresceu mais de 23%. Em Mato Grosso, o setor possui mais de 12 mil estabelecimentos que geram 165 mil empregos diretos.
Os resultados positivos dos últimos anos foram puxados, principalmente, pelos produtos da agroindústria, produção de alimentos e de biocombustíveis, com destaque para o etanol de milho e de cana.
“Estamos numa trilha de crescimento e a nossa média de desenvolvimento é a maior do Brasil. Este cenário do nosso estado é único e muito diferente da realidade nacional, que tem um crescimento baixo. Nenhum outro lugar cresceu como crescemos. E ainda temos um mundo de oportunidades a serem exploradas à nossa frente”, enfatizou.
Presente na solenidade, o governador Mauro Mendes, que já esteve à frente da Fiemt entre 2007 e 2010, elogiou o trabalho de representação e independência da instituição e afirmou que a indústria será uma das responsáveis pelo novo salto de desenvolvimento de Mato Grosso.
“O mundo precisa de alimentos e de produção sustentável: e temos isso no estado. É a indústria que vai puxar a terceira onda de crescimento de Mato Grosso. Nossa agroindústria tem um potencial gigantesco e o papel da nova diretoria da Fiemt é fundamental para apoiar e potencializar novos avanços para o setor”.
Há 47 anos, a Fiemt trabalha pelo desenvolvimento econômico, social e sustentável de Mato Grosso. Junto com Sesi, Senai e IEL, a federação forma o Sistema Fiemt, responsável por atender as necessidades das indústrias em formação e qualificação profissional, saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador, educação empresarial, serviços técnicos e de tecnologia, inovação e internacionalização.
Plataforma de Desenvolvimento Industrial
O planejamento de gestão da nova diretoria está alicerçado na Plataforma de Desenvolvimento da Indústria Mato-grossense, documento minuciosamente elaborado junto com os 37 sindicatos que representam 17 segmentos econômicos diferentes. O documento está dividido em 12 marcos estratégicos para promoção do desenvolvimento da indústria estadual.
Perfil do novo presidente
Silvio Rangel é diretor executivo da Usina Barralcool, em Barra do Bugres. Possui graduação em economia e em direito, com pós-graduação em Gestão Empresarial e tem especialização em Gestão de Indústria Sucroalcooleira.
Faz parte da diretoria da Fiemt desde 2009 e na gestão do então ex-presidente Gustavo de Oliveira era vice-presidente da federação; já presidiu o Sindicato das Indústrias do Biodiesel de Mato Grosso (Sindibio MT). Além disso, é presidente do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool MT) e está à frente dos conselhos temáticos de Tecnologia e Inovação (Cointec) e Agroindústria (Coagro) da federação.
Diretoria
Presidente
Silvio Cezar Pereira Rangel
Vice-presidentes
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Jandir José Milan
Carlos Avalone Júnior
Frank Rogieri de Souza Almeida
Cláudio Cleber Ottaiano
Edgar Teodoro Borges
João Carlos Baldasso
Sérgio Ricardo Silva Antunes
Rodrigo Prosdócimo Pansera Guerra
Wilson José Volkweis
Wagner Gasbarro do Nascimento
Heloízo Motta Ramos
1º Diretora Secretária: Ulana Maria Bruehmueller
2º Diretor Secretário: Elias Correia Pedrozo
3º Diretor Secretário: Tiago Vianna de Arruda
1º Diretor Financeiro: Lídio Moreira dos Santos
2ª Diretor Financeiro: James Claudio Parreira Duarte
3º Diretor Financeiro: Antônio Silva Toledo Pizza
Diretores:
Sigfrid Kirsch
Fernando Zafonato
Edvaldo Dal Pozzo
Ailton Ferreira da Silva
Wilmar José Franzner
Paulo Roberto Seelend
Carlos Roberto Torremocha
Jose Arimatea de Angelo Calsaverini
Claudio Henrique Maluf Vilela
David Ferreira de Carvalho
Vinícius Borges Leal Saragiotto
Marinaldo Ferreira dos Santos
Celso Paulo Banazeski
Ayres dos Santos Neto
Antonio Luis Benedet
Tadeu Paulo Bellincanta
Flávio Garcia de Souza Junior
José Providência Rocha
Leonir Chaves
Rodrigo Santos Mendonça
Vagno Vieira Dutra
Wellington Nunes dos Santos
Wesley Reiz Guide
Siderlei Luiz Mason
Hélio Arlindo Correa
Alfo Pereira Caixeta
Geraldo Bento
Antônio Bornelli Filho
Lázaro Modesto de Moraes
Mirna Contini
Filipe Sergio Trindade Bigolin
Luiz Gonzaga Ferreira Pinto
Carlos Polaco Sabião
Ermínio Brendler
Ednei Blasius
Gleisson Omar Tagliari
Luis Antonio Novaes Desiderio
Júlio Hirochi Yamamoto Filho
Anildo Lima Barros
Conselho Fiscal
Adilson Valera Ruiz
José Lavaqui Sobrinho
Rodrigo Crosara Abrahao
Gilmar Francisco Milan
Fausto Massao Koga
Marcelo Brandão de Oliveira
Delegados representantes junto a CNI
Silvio Cezar Pereira Rangel
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Jandir José Milan
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan
Texto: Eduardo Cardoso