Senai MT e Case IH celebram parceria para formação profissional em Lucas do Rio Verde
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Case IH celebraram nesta terça-feira (21.03), durante a Show Safra, uma parceria para formação profissional em Lucas do Rio Verde (350km de Cuiabá). Serão ofertadas mais de 700 vagas para cursos de manutenção de tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores da Case IH com previsão de início em abril.
A unidade do Senai no município também receberá investimentos na ordem de R$ 17 milhões para construção de um bloco escolar, que irá comportar máquinas e equipamentos agrícolas. Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, a parceria vai oportunizar aos cidadãos formações de alto nível que permitirão acesso a vagas de trabalho para o crescimento da região.
“Quando nós olhamos para um profissional que repara um equipamento agrícola é uma pessoa que entende de software, entende de lógica e interpreta um diagrama elétrico, é uma outra realidade hoje. Com esses cursos, vamos ajudar as empresas de Mato Grosso a aumentarem sua competitividade e assim estamos trabalhando pelo desenvolvimento do estado e, especialmente, das pessoas”, disse Braguini.
O diretor de marketing da Case IH na América Latina, Eduardo Penha, aponta que faz parte da missão da empresa a preocupação com a capacitação dos profissionais que vão operar as máquinas no campo, com o compromisso de entregar aos clientes da marca toda a produtividade projeta nas máquinas. “Entregamos equipamentos com muita tecnologia para aumentar a produtividade do produtor rural. Se toda a nossa tecnologia não é utilizada bem no campo, a gente não entrega o máximo de performance da máquina. Nada melhor do que essa parceria com o Senai, referência em educação profissional no Brasil, agora com foco muito forte no agronegócio em Mato Grosso, para alcançar nosso objetivo”, reforça Penha.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel, enfatizou que é necessário trabalhar um novo estágio de crescimento do estado por meio da industrialização e que a agroindústria é um caminho natural para isso. “Mato Grosso cresceu 19,4% em 2022, média muito acima de outros estados. Mas precisamos avançar mais, dar um passo à frente. Entre os requisitos necessários para esse salto de desenvolvimento está a capacitação de pessoas, e parcerias como esta do Senai com a Case são essenciais para esse novo ciclo de desenvolvimento do estado”, afirmou Rangel.
O evento contou com a presença de executivos da empresa, autoridades, entre eles o prefeito de Lucas de Rio Verde, Miguel Vaz, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente da Fundação Rio Verde e da Feira Show Safra, Joci Piccini, e o diretor comercial da Case IH Brasil, Denny Perez.
O evento contou com a presença de executivos da empresa, autoridades, entre eles o prefeito de Lucas de Rio Verde, Miguel Vaz, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente da Fundação Rio Verde e da Feira Show Safra, Joci Piccini, e o diretor comercial da Case IH Brasil, Denny Perez.
Para mais informações sobre os cursos, clique aqui e acesse o site da formação.
Formação de Alta Perfomance
Além de Lucas do Rio Verde, a parceria firmada entre as instituições prevê formações em Barra do Bugres e Rondonópolis com mais de 1100 vagas para capacitação profissionais de jovens e adultos em manutenção das máquinas agrícolas da Case: tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores. As três unidades terão um bloco escolar dedicado à parceria com a marca nos municípios. Além das capacitações em manutenção, serão ofertadas especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica.
Sobre a Case IH
A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.
Texto: Amanda Simeone