Prefeitura e Senai MT lançam programa de qualificação com 800 vagas em Sorriso
Com 800 vagas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a Prefeitura de Sorriso formalizaram nesta quarta-feira (22.03) o programa de qualificação profissional “Capacitar e Empregar”. As formações têm objetivo de promover inclusão social, geração de renda e trabalho por meio da educação profissional.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, pontuou que a parceria é um investimento considerável em educação profissional no município. Além disso, o chefe do poder executivo ressaltou que a união de esforços oportuniza dignidade e acesso à renda pela população sorrisense.
“Sorriso é reconhecido pelo agro e a com a indústria chegando com força, necessitamos da mão de obra capacitada. Esta união de esforços faz com que as pessoas possam ter acesso ao conhecimento aliado a oportunidade do emprego. Quem ganha com isso é o município, é o estado de Mato Grosso e porque nós somos vocacionados à produção agrícola, a transformar a região e alimentar o mundo”, afirma.
Ao todo, serão 40 turmas distribuídas em oito áreas tecnológicas como alimentos e bebidas, automotiva, construção civil, soldagem, vestuário, tecnologia da informação, gestão, têxtil e vestuário. O programa tem foco na capacitação profissional e encaminhamento dos participantes ao emprego formal para proporcionar mais oportunidade à população em situação de vulnerabilidade e desenvolvimento da região.
De acordo com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, a parceria com o Senai MT reforça a atuação da pasta que desde 2017 atua com as políticas públicas de fomento ao trabalho, capacitação e renda e não apenas com assistencialismo.
“Nossa cidade vem crescendo em torno de 20% ao ano, as empresas estão chegando em Sorriso e as que estão aqui estão ampliando o seu comércio, modernizando e com isso, precisando de mão de obra qualificada. Nesse sentido, fornecendo cursos profissionalizantes em parceria com entidades de credibilidade como o Senai, vamos fomentar o desenvolvimento desses profissionais para que eles ingressem no mercado de trabalho”, aponta.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, reforçou que o programa está sendo viabilizado por meio de parceria da indústria e a prefeitura de Sorriso.
“Esse é um programa que traz a oportunidade de desenvolvimento, a possibilidade das pessoas se capacitarem e através da educação profissional vamos ampliar a geração de emprego. Esse programa da indústria em parceria com a prefeitura será muito importante para o desenvolvimento da região e de todo o estado de Mato Grosso”, avalia.
O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, salientou que a educação profissional é uma forma de transformar a vida das pessoas e ao término da capacitação os participantes serão encaminhados para o trabalho, o que contribui para o aumento da empregabilidade no município.
“Uma empresa que tem profissionais mais produtivo e capacitados se torna mais competitiva, vende mais e gerencia melhor os seus custos. Ao mesmo tempo, consegue contratar mais pessoas e gerar mais prosperidade. Então, venha até o Senai de Sorriso: temos 800 vagas em vários cursos que vão proporcionar qualificação de alta performance”, finaliza.
Texto: Amanda Simeone