Sistema Fiemt e CNI criam grupo para alinhar planejamento estratégico internacional
Visando a ampliar as conexões e alinhar as agendas de internacionalização da indústria de Mato Grosso, foi realizada nesta quarta-feira (29.03) uma reunião entre representantes do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro teve como objetivo apoiar a estruturação da estratégia de internacionalização do Sistema Fiemt.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou a necessidade de fortalecimento do setor indústrial e o apoio para que as micro e pequenas empresas consigam acessar novos mercados. “Em Mato Grosso, mais de 90% das indústrias são de micro e pequenas, que precisam de uma atenção especial por parte do Sistema Fiemt e da CNI. Um dos mecanismos de fortalecimento é o apoio na internacionalização, que também atende as médias e grandes empresas no acesso de novos mercados”, afirmou.
Frederico Lamego, Superintendente de Relações Internacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ressaltou a necessidade da criação de uma agenda estratégica que auxilie o Sistema Fiemt a prospectar projetos e parcerias internacionais, voltados à incorporação de novas tecnologias que darão suporte ao desenvolvimento da indústria.
O primeiro passo, segundo o gerente de Desenvolvimento Industrial do Sistema Fiemt, Lucas Barros, é ouvir os sindicatos industriais, para levantar as principais necessidades que estejam vinculadas a iniciativas internacionais. A etapa seguinte será criar um plano de trabalho entre as duas instituições, alinhando os objetivos que priorizem a sustentabilidade, inovação e tecnologia.
Também participaram da reunião a especialista de Desenvolvimento Industrial do Senai do Departamento Nacional, Raquel Ferreira Sena; a superintendente da Fiemt e do IEL, Fernanda Campos; o diretor regional do Senai MT, Carlos Eduardo Braguini; o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim; o supervisor do Centro Internacional de Negócios (CIN), Antônio Lorenzzi, o gerente de Projetos e Parcerias do Sesi MT, Alexandre Selhorst; e o gerente de Núcleo de Mercado da Fiemt, Vivaldo Matos.
Texto: Vívian Lessa