Fórum em Cuiabá encerra programação do mês da Indústria realizada pelo Sistema Fiemt
O Fórum da Indústria 2023, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) nesta quinta-feira (25.05) em Cuiabá, encerrou a programação do “Mês da Indústria”, organizado pela instituição para comemorar o dia do setor, celebrado todo 25 de maio. O evento reuniu empresários, autoridades e interessados pelo debate em torno da reforma tributária, impactos e as perspectivas econômicas em palestra do economista Paulo Rabello de Castro.
O economista alertou sobre os riscos para a indústrias de Mato Grosso se a nova legislação tributária for aprovada da forma apresentada no Congresso Nacional. Entre os principais pontos, a reforma prevê a cobrança de um imposto único, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unifica o imposto estadual, sobre o consumo (ICMS), o municipal, sobre os serviços (ISS), e que prevê distribuição posterior aos estados, ponto este, criticado pelos governadores.
“O estado do Mato Grosso tem uma bela arrecadação com o sistema tributário atual e pelas contas apresentadas recentemente pelo próprio órgão encarregado de executar a proposta da reforma tributária, mostra uma fotografia péssima para o estado, porque ao longo dos anos, Mato Grosso perde acumuladamente. São R$ 500 bilhões de uma arrecadação que já faz. Por isso fica o alerta”, aponta Rabello de Castro.
Na avaliação do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, Mato Grosso está em franco desenvolvimento e é preciso manter a indústria cada vez mais forte para levar o estado para um segundo nível de crescimento com mais empregos e qualificação profissional.
“A indústria forte gera mais empregos de qualidade, com remuneração melhor e por isso, precisamos trabalhar para que o segmento esteja cada vez mais forte nos 141 municípios do estado. A indústria pode levar Mato Grosso ao segundo ciclo de crescimento, o industrial, para agregar mais valor aos produtos e gerar mais renda para a população e fortalecer nossa economia como um todo”, aponta Silvio.
Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), destacou o orgulho que possui em fazer parte deste estado que cresce a cada ano. “Temos uma taxa de desemprego baixa, ainda temos um número de pessoas que precisam do apoio do Governo e das instituições, mas estamos no caminho certo de promover qualificação profissional e apoiar o avanço da indústria para gerar mais empregos. Tenho muito orgulho de ser vice-presidente desta instituição e quero dizer que vou continuar lutando na Assembleia Legislativa pelo desenvolvimento do nosso estado”, disse Avalone.
Estavam presentes no evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente do conselho da Nova Rota do Oeste, ex-senador Cidinho Santos, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, além da superintendente da Fiemt e IEL, Fernanda Campos, o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e o diretor Técnico do Sebrae MT, André Schelini.
Ao longo do mês de maio foram realizados mais três Fóruns que reuniram centenas de pessoas nas cidades de Cáceres, Rondonópolis e Sinop para debater sobre a reforma tributária e as perspectivas econômicas que afetam o país e o segmento. A programação foi montada para que empresários e profissionais da indústria pudessem trocar informações favoráveis para o fomento e competitividade do setor.
Confira vídeo da campanha:
Texto: Amanda Simeone