Equipe do Sistema Fiemt visita Mika Alimentos para conhecer demandas da empresa
Uma equipe do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) visitou a unidade industrial da Mika Alimentos, em Cuiabá. A intenção do encontro é conhecer as demandas e dificuldades da empresa e apresentar serviços e soluções promovidos pela Fiemt, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT).
O gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Allan Camilo, destacou que a ação faz parte do objetivo do Sistema Fiemt que é buscar a aproximação com as indústrias, representando os interesses do setor e contribuindo com o desenvolvimento econômico.
Para o gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros, a aproximação com a indústria visa uma conversa mais direta e pontual, com a intenção de atender as necessidades em vários aspectos como em formação e qualificação profissional, saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador, educação empresarial, serviços técnicos e de tecnologia, inovação e internacionalização.
O gerente industrial da Mika, Caio Oliveira, que recebeu toda a equipe, destacou que a empresa já usufrui de alguns serviços realizados pelas unidades do Sistema. Para ele, os impasses empresariais são problemas que atingem todo o setor industrial, como a necessidade de força de trabalho estável e disponível para permanecer nas empresas.
“Não vejo mais a qualificação como uma situação a ser superada, porque isso já vem ocorrendo. No entanto, a rotatividade de funcionários ainda prejudica o desenvolvimento da empresa”, disse o gestor. Conforme ele, cerca de 12% do quadro de trabalhadores na indústria é instável. Apesar disso, comemora que a maioria, acima de 75%, tem mais de cinco anos e empresa.
A Mika Alimentos possui atualmente 371 produtos, em 16 linhas de produção, como grãos, especiarias, molho, chocolate, farináceos, aveia, geladinho, refresco em pó, tempero em pó, tempero pasta, creme, sal parrilla, pipoca doce, salgadinho, biscoito de polvilho e sequilhos. A empresa produziu em 2022 cerca de 4,5 milhões em volume real, pontuando com um crescimento de mais de 20% no faturamento na comparação com o ano anterior.
Participaram ainda da visita a analista de Relações Institucionais e Governamentais Vitória Pires e a supervisora Alline Yanagui; o coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do IEL MT, André Mesquita; o analista de Núcleo de Mercado do IEL MT, Luis Afonso; a coordenadora de Relacionamento com a Industria da Fiemt, Angélica Costa; a consultora do Senai MT, Juslei Franca; e a consultora do Sesi MT, Alessandra Guimaraes.
Texto e fotos: Vívian Lessa