Fiemt, BID e Governo do Estado promovem capacitação em comércio exterior
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizam nesta semana uma extensa programação voltada para a capacitação em comércio exterior. O evento, que segue até o dia 24 de junho, visa o aperfeiçoamento de atividades, bem como apresentação de ferramentas necessárias que auxiliem a gestão de operações de exportação/importação.
A superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, destacou a importância do protagonismo das indústrias nas relações internacionais, com ênfase no processamento das matérias-primas rumo a verticalização industrial. “É um trabalho em conjunto, envolvendo indústrias, Fiemt, Governo do Estado e demais entidades ligadas ao setor para a promoção do produto mato-grossense no mercado internacional”, acrescentando que só no ano passado o estado exportou mais de US$ 30 bilhões.
O secretário da Sedec, César Miranda, enfatizou a necessidade do olhar voltado para o mercado externo em prol do desenvolvimento econômico de toda a cadeia produtiva. “O estado é sempre parceiro em iniciativas como essa que promovem a capacitação em comércio exterior. Precisamos tem mais especialistas que facilitem a internacionalização dos nossos negócios para que Mato Grosso não seja somente exportador de matéria-prima”.
Para o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o treinamento é peça fundamental e estratégico para potencializar o comércio e exterior. “Viemos de um contexto internacional pós pandêmico e de guerra na Ucrania que repercutiu na balança comercial. Alinhar ferramentas que trabalhem a temática é essencial para reconstruir esse modelo econômico voltado para a exportação industrial, respeitando ainda as particularidades do estado”.
No primeiro dia de capacitação foi apresentada o tema “A atração de Investimentos e o Comércio Exterior de sucesso”, pontuando o cenário atual do estado e a evolução desejada das commodities ao reforço das cadeias para industrialização, e maior valor agregado.
No dia 20 será discutida a estrutura e as funções da atração e o comércio exterior, bem como a necessidade de construção de capacidades e habilidades, por perfis profissionais, para o correto desenvolvimento das funções de atração e comércio exterior.
A programação terá sequência no dia 22 com o benchmark nacional e internacional em atração e comércio exterior; no dia 23 será debatido o “Toolkit para projetos de Atração de Investimentos”; finalizando no dia 24 com a capacitação “Instrumentos para a promoção de Comércio Exterior”.
Texto e foto: Vívian Lessa